Kes (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kes
 Reino Unido
1969 • cor • 110 min 
Direção Ken Loach
Roteiro Barry Hines
Ken Loach
Tony Garnett
Elenco David Bradley
Brian Glover
Freddie Fletcher
Lenny Perry
Gênero drama
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Kes é um filme britânico de 1969 dirigido por Ken Loach. O filme é baseado no conto "A Kestrel for a Knave", escrito por Barry Hines em 1968.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Billy Casper é um menino de 15 anos de idade que sofre continuamente com os abusos e humilhações que lhe são causadas pela família (a mãe separada e o violento irmão mais velho que trabalha numa mina), escola e as pessoas em geral. Ele encontrou um ninho de falcões no muro de uma fazenda próxima e resolveu capturar um dos filhotes e treiná-lo com o que aprende num livro que roubara de uma loja. Billy chama o pequeno falcão de Kes. Enquanto treina a ave, fica muito cansado para acompanhar as aulas e seus impacientes professores se enfurecem com isso, aplicando-lhe vários tipos de castigos e humilhações.

Produção[editar | editar código-fonte]

Tanto o livro como o filme trazem uma amostra da vida nas regiões mineradoras de Yorkshire. O principal cenário da escola foi o de St. Helens School, Sul de Athersley, depois com o nome mudado para Edward Sheerien School.

Ambientado em Barnsley, o filme manteve o dialeto local nos diálogos. Os atores usam um autêntico sotaque Yorkshire que falavam ou conheciam. Os figurantes foram contratados em Barnsley e nos arredores. Há uma versão em DVD com dublagem que altera alguns dos termos locais.

Prémios[editar | editar código-fonte]