Kes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Kes (filme))
Kes
 Reino Unido
1969 •  cor •  110 min 
Gênero drama
Direção Ken Loach
Roteiro Barry Hines
Ken Loach
Tony Garnett
Elenco David Bradley
Brian Glover
Freddie Fletcher
Lenny Perry
Idioma inglês
 Nota: Se procura a personagem de Star Trek: Voyager, veja Kes (Star Trek).

Kes é um filme britânico de 1969 dirigido por Ken Loach. O filme é baseado no romance "A Kestrel for a Knave", escrito por Barry Hines em 1968.[1]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Billy Casper é um menino de 15 anos de idade que sofre continuamente com os abusos e humilhações que lhe são causadas pela família (a mãe separada e o violento irmão mais velho que trabalha numa mina), escola e as pessoas em geral. Ele encontrou um ninho de falcões no muro de uma fazenda próxima e resolveu capturar um dos filhotes e treiná-lo com o que aprende num livro que roubara de uma loja. Billy chama o pequeno falcão de Kes. Enquanto treina a ave, fica muito cansado para acompanhar as aulas e seus impacientes professores se enfurecem com isso, aplicando-lhe vários tipos de castigos e humilhações.

Produção[editar | editar código-fonte]

Tanto o livro como o filme trazem uma amostra da vida nas regiões mineradoras de Yorkshire. O principal cenário da escola foi o de St. Helens School, Sul de Athersley, depois com o nome mudado para Edward Sheerien School.

Ambientado em Barnsley, o filme manteve o dialeto local nos diálogos. Os atores usam um autêntico sotaque Yorkshire que falavam ou conheciam. Os figurantes foram contratados em Barnsley e nos arredores. Há uma versão em DVD com dublagem que altera alguns dos termos locais.

Prémios[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Kes». Encyclopædia Britannica Online (em inglês). Consultado em 23 de novembro de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme britânico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.