Krumping

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O KRUMPING, conhecido inicialmente como Clown Dancing ou Clowning (a dança do palhaço), que mais tarde se torna um estilo de Krump, o Krump Clown, é marcado por movimentos de estilo livre e expressivos[1] e o uso de pinturas faciais.

Origem[editar | editar código-fonte]

A palavra "krump" veio da letra de uma música de 1990.[2] Às vezes, é escrito como K.R.U.M.P., que é um acrônimo para Kingdom Radically Uplifted Mighty Praise,[2] apresentando o krumping como uma forma de arte baseada na fé.[3]

Seu primeiro representante foi Thomas Johnson, que ficou conhecido como Tommy The Clown (em tradução livre: Tommy, O Palhaço).[1] O estilo se originou em 1992, mais precisamente no bairro de South Central em Los Angeles na Califórnia, numa época em que muitos motins ocorriam nas ruas e também uma onda de violência atacava a cidade. A partir daí, Tommy utilizava a dança para animar festas de aniversário. Logo começou a ter fãs que o seguiam e rapidamente o movimento se espalhou por toda a Califórnia. O estilo tornou-se amplamente conhecido com o lançamento do documentário Rize, de autoria do fotógrafo David LaChapelle, em 2005. E sem contar na expansão do estilo Buck Style, criado por Ceasare La Ron Willis, que se auto denomina Tight Eyez, que aprimorou e modificou os movimentos de Tommy the Clown, formando assim o novo estilo.

O Krump geralmente é apresentado em competições. Sua característica é ser não-violento, apesar de rápido e de incluir contato físico entre os dançarinos em movimentos agressivos que lembram uma luta real. Além disso, é uma dança tolerante, onde homens, mulheres, obesos e crianças são aceitos igualmente.

Referências

  1. a b «Getting krumped: The Changing Race Of Hip Hop. - Free Online Library». www.thefreelibrary.com. Consultado em 21 de maio de 2020 
  2. a b «'Rize': Dancing Above L.A.'s Mean Streets». NPR.org (em inglês). Consultado em 21 de maio de 2020 
  3. Booth, William (25 de junho de 2005). «The Exuberant Warrior Kings of 'Krumping'» (em inglês). ISSN 0190-8286 
Ícone de esboço Este artigo sobre bailarino, dançarino ou coreógrafo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.