Língua lampung

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lampung
Falado(a) em: Indonésia
Região: Sul de Sumatra
Total de falantes: 1,477 milhões (2000)
Família: Austronésia
 Malaio-Polinésia (MP)
   Malaio-Polinésia
   Sunda-Sulawesi
    Lampung
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---
ISO 639-3: vários:
ljp — Lampung Api
abl — Lampung Nyo
kge — Komering

Lampung é a lingua da província de Lampung, Indonésia, no extremo sul de Sumatra. É um grupo de dialetos, talvez até línguas distintas por serem bem diferentes Abung / Pepadun (Lampung Nyo) e Pesisir / Say Batin (Lampung Ap). Um terceiro, Komering, às vezes é considerado parte de Lampung Api, por outros uma língua distinta. Lampung Api é a variedade mais prestigiada. Antes da introdução do alfabeto latino, a língua usava a escrita chamada "Aksara Lampung" ou também "Had Lampung", variante da escrita Ulu muito usada no sul e centro de Sumatra. Essas duas escritas quase não são mais usadas, mas por vezes ensinadas em escolas.

Fonologia[editar | editar código-fonte]

Fonemas consoantes básicos “cluster” Lampung
Labial Alveolar/Apical Palatal Velar Glotal
Oclusivas /p/, /b/ /t/,/d/ /k/,/g/ /ʔ/
Fricativas /s/, (/z/) /r/ /h/
Africadas /c/, /j/
Nasais /m/ /n/ /ɲ/ /ŋ/
Líquidas l
Semivogais /w/ /y/

Oclusivas surdas ocorrem na posições inicial, média, final, havendo poucas nessa última condição. Oclusivas sonoras geralmente não ocorrem final da palavra.

Há pouca evidência de oclusivas glotais fonêmicas..

/r/ tem uma gama de percepções fonéticas mas é mais freqüentemente um velar fricativa uvular ou [x],[ɣ], [χ],[ʁ]. Há pequena divergência entre os dois fonologias antigas do /r/, descritas com o vibrantes apicais por Abdurrahman, mas uma fricativa velar surda Walker, o qual diz que o fonema (escrita como /x/ em 1976, mas como /r/ em 1975. Assim ocorre em todos principais ambiente fonéticos, sendo por vezes sonora entre vogais. Walker (1976:3) observou que [r] (apical vibrante) ‘ocorre em palavras estrangeiras não assimilidas e alternadas com [x] em muitos casos.

As nasais ocorrem em quaisquer posições das palavras, com exceção de /ɲ/ que não ocorre no final de palavras, enquanto que /l/ ocorre em qualquer posição. /w/ e /y/ ocorrem no início e no meio de palavras e, depende da avaliação, na posição final como parte de ditongos. Ambos fonemas ocorrem nas posições inicial e média, onde não são considerados como transições de [u] e [i] respectivamente.

Vogais[editar | editar código-fonte]

Fonemas vogais e ditongos básicos do "cluster" Lampung
Anterior arredondada Central não arredondada Posterior arredondada
Fechada /i/ /u/
Média (/e/) /ə/ (/o/)
Aberta /a/
Ditongos /ay/ /aw/ /uy/

Escritas[editar | editar código-fonte]

Lampung usa duas escritas:

Amostra de textos[editar | editar código-fonte]

Declaração Universal dos Direitos Humanos (Pernyataan seduniya tentang Hak Dasar Jelema)

Português

Outro texto:

Tandani ulun Lampung, wat piil-pusanggiri, Mulia hina sehitung, wat liyom ghega dighi, Juluk-adok gham pegung, nemui-nyimah muaghi, Nengah-nyampugh mak ngungkung, sakai-Sambaian gawi.

Português

Pessoas Lampung pode ser facilmente indicada , porque eles têm piil pesenggiri Prestigio é importante, com timidez (para fazer coisas ruins) e auto- esteem Keep holding on Juluk adok, by nemui nyimah (boa relação), podemos manter a nossa fraternidade Nengah nyampur (associate) e não individualista, e cooperar no trabalho em equipe.

Notas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]