Língua tsez

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tsez (цез мец)
Pronúncia: [ʦɛz mɛʦ]
Outros nomes: Dido
Falado em: Daguestão (Rússia)
Região: Ásia
Total de falantes: 15000
Posição: Veja [1]
Família: Caucasiana
 Caucasiana do nordeste
  Tsez
Escrita:
Regulado por: sem regulação oficial
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: cau

A língua tsez, também conhecida como Dido ("цез мец" (cez mec) em tsez; დიდო (dido) em georgiano) é uma língua caucasiana do nordeste que é falada por 15000 pessoas do povo tsez, um grupo muçulmano nas montanhas Tsunta situados ao sul e oeste do Daguestão, na Rússia.

O termo georgiano dido deriva-se de didi "grande". O tsez não possui uma tradição literária e está pobremente representado em quanto a suas formas escritas. O avar e o russo são utilizados como línguas literárias, no âmbito local, e ainda nas escolas. No entanto, realizaram-se algumas tentativas por desenvolver uma ortografia estável para a língua tsez como para as linguagens associadas a ele principalmente com o propósito de recolher e registrar o folclore tradicional; por isso, com freqüência se utiliza o alfabeto cirílico baseado no usado no avar.

Em geral os homens possuem mais fluência no avar que as mulheres, e a gente jovem tende a ter mais fluência no russo que em tsez, que provavelmente se deve à falta de educação sobre a língua tsez.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]