Lakewood Church

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lakewood Church
Lakewood church.jpg
Sede da Lakewood Church em Houston,Texas.
Orientação Cristã (protestante)
Fundador John Osteen
Origem 10 de maio de 1959
Sede Estados Unidos Houston, Texas.

Lakewood Church é uma megaigreja cristã, protestante não denominacional[1] norte-americana situada em Houston, Texas. É a maior congregação dos Estados Unidos, com uma média de 43 mil membros por semana. seus cultos são ministrados em língua inglesa e espanhola.[2]

Liderança[editar | editar código-fonte]

Joel Osteen, Pastor geral da Lakewood Church.

O filho mais novo de John Osteen (fundador da Lakewood Church), Joel Osteen está atualmente como pastor sênior da Lakewood Church. A esposa de Joel, Victoria Osteen, atua como a pastora auxiliar.[1] Paul Osteen, Lisa Osteen, ambos servem como pastores do associados e ajudam a conduzir os cultos de noite de quarta-feira da igreja. O cantor Marcos Witt foi o pastor associado para a congregação latino-americana.[1] A mãe de Osteen, Dodie, conduz o ministério de oração da Lakewood.[1] No dia 16 de setembro de 2012, Marcos Witt entregou formalmente sua carta de renúncia, indicando para ser seu sucessor o Pastor Danilo Montero.

História[editar | editar código-fonte]

A igreja de Lakewood foi fundada por John Osteen e sua esposa, Dodie, em 1959 numa loja abandonada de alimentação em Houston . John e Dodie criaram e hospedaram o programa semanal da televisão de Lakewood, que pode ser visto em aproximadamente 100 países.[3] Quando John faleceu, em 1999, seu filho mais novo, Joel, tornou-se pastor de Lakewood.[3] Sob a liderança de Joel Osteen, a congregação da Lakewood aumentou quase quintuplicadamente.[4] Por causa deste aumento grande no comparecimento, os oficiais da igreja começaram a procurar por um novo local para se reunirem.

Em 2003, a igreja assinou um contrato de longo prazo com a cidade de Houston para adquirir o Compaq Center, uma arena esportiva da cidade.[5] O contrato para criar a nova sede de Lakewood no Compaq Center é estimados em 75 milhões de dólares.[4] A igreja foi requerida para pagar adiantado 11 milhões e 800 mil no aluguel pelos primeiros 30 anos.[6]

Doutrinas e Ensinamentos[editar | editar código-fonte]

A Lakewood Church baseia sua doutrina na Biblia e a crença na Trindade, na morte de Cristo e sua posterior ressurreição.

  • Salvação: A Igreja possui um espaço onde os participantes vêm ao altar expressar sua decisão de aceitar Jesus Cristo como seu Senhor e salvador.
  • Batismo nas Águas: A igreja acredita que o batismo é um símbolo de sua crença no poder do sangue de Cristo para purificar pecados e como um testemunho de fé.
  • Eucaristia: considerado como um ato, para lembrar o sacrifício feito por Jesus Cristo na crucificação.[7]
  • Crescer o relacionamento com Jesus: A Lakewood acredita que cada um deve ter um relacionamento crescente com Jesus Cristo, tomando como referência a palavra de Deus, buscando assemelhar-se ao Redentor e da intervenção do Espírito Santo.[8]

Mídia[editar | editar código-fonte]

Interior da Lakewood Church.

Lakewood Church gasta quase 30 milhões de dólares a cada ano em investimentos em seu ministério televisivo.[9] O programa semanal da televisão da igreja alcança semanalmente 100 países e pode ser visto em 200 milhões de casas nos Estados Unidos. Programas de televisão semanais são transmitidos nas redes de televisão TBN (Trinity Broadcast Network) e na rede da televisão Daystar, e em outros canais locais das principais cidades americanas. Lakewood aparece também em diversas "redes secular," como a Black Entertainment Television, ABC Family, e também a USA Network.[10]

A Lakewood Church gravou três CD ao vivo de adoração: "We Speak to Nations, Cover the Earth" e "Amazing God", com participação de Cindy Cruse-Ratcliff (diretor de música e do coral local - Choir da Lakewood), Israel Houghton, e Marcos Witt. Em 2006, a Houston Symphony Orchestra juntou-se a Lakewood Church e gravou um álbum de Natal denominado "The Gift". Já em 2007, a Lakewood Church gravou seu terceiro álbum ao vivo lançado em 2007, com o título "Free to worship".

Referências

  1. a b c d Do Politics and the Pulpit Mix? .News week.. Página visitada em 2014-03-08.
  2. Megachurch Megatech CIO Insight.. Página visitada em 2007-02-25.
  3. a b Church History Lakewood Church.. Página visitada em 2007-02-25.
  4. a b Nation’s largest church opens in stadium MSNBC.. Página visitada em 2007-02-25.
  5. A Sports Arena Gets Religion New York Times.. Página visitada em 2007-02-25.
  6. A Sports Arena Gets Religion New York Times.. Página visitada em 2007-02-25.
  7. What We Believe Lakewood Church.. Página visitada em 2014-03-08.
  8. What We Believe Lakewood Church.. Página visitada em 2014-03-08.
  9. Interview: Joel Osteen on the Future of America's Churches and Him Pastoring One The Christian Post.. Página visitada em 2007-02-25.
  10. What We Believe Lakewood Church Church Services.. Página visitada em 2014-03-08.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]