Lemnos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Localização de Lemnos

Lemnos, Limnos ou Lemno (em grego: Λήμνος, transl. Límnos) é uma ilha grega localizada no nordeste do Mar Egeu. A ilha faz parte da prefeitura de Lesbos e da periferia do Egeu Setentrional. Possui uma área de 476 km², grande parte é montanhosa, porém, existem alguns vales bastante férteis. As principais cidades são Mirina, na costa oeste, e Moudros na costa leste, em uma grande baía localizada no meio da ilha. Mirina, também conhecida como Kastro, possui um excelente porto, local de todas as operações comerciais com a ilha.

Municípios[editar | editar código-fonte]

Município código YPES Sede Código Postal Código Telefônico ((0)30-)
Atsiki 3504 Atsiki 814 01 22530
Moudros 3512 Moudros 814 01 22520-7
Mirina 3513 Mirina 814 00 22540-2
Nea Koutali 3515 Kontias 814 00 22540-5

Na mitologia grega[editar | editar código-fonte]

Na mitologia grega, Lemnos é a ilha onde Filoctetes foi deixado após ser picado por uma cobra quando os chefes gregos faziam a viagem à Troia, que depois tiveram que resgatá-lo pois um oráculo dizia que os gregos só conquistariam Troia se tivessem as flechas de Hércules, que estavam com Filoctetes.

Lemnos também aparece na jornada dos Argonautas onde seria uma ilha habitada só por mulheres guerreiras, semelhantes às Amazonas, que - pelo ódio aos maridos que buscavam escravas na Trácia - se isolaram na cidade de Mirina até a chegada dos argonautas que, então, lhes deram filhos antes de partirem para a Ilha de Samotrácia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Grécia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.