Lingotto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Vista da Fiat Lingotto Factory em 1928.
Lingotto hoje.

Lingotto é um distrito de Turim, Itália, assim denominado devido ao Edifício Lingotto, que foi uma enorme fábrica de automóveis Fiat. Construído a partir de 1916 e inaugurado em 1923, o projeto (criado pelo jovem arquiteto Mattè Trucco) tinha cinco andares, com matérias-primas que entravam pelo piso térreo, e carros construídos em uma linha de produção que subia pelo edifício. Os andares eram especializados na construção de partes específicas do carro, do chassi ao acabamento no penúltimo andar. No último andar, havia uma pista de corrida. Foi a maior fábrica de automóveis no mundo em seu tempo. Por sua vez, o edifício Lingotto foi de vanguarda, influente e poderoso. Le Corbusier chamou-lhe "um dos mais impressionante na indústria ", e " um guia para planejamento de cidades ". 80 modelos diferentes de carros foram produzidos lá, durante o seu funcionamento, incluindo o famoso Fiat Topolino de 1936.

A fábrica tornou-se obsoleta na década de 1970 e foi tomada a decisão de finalmente fechar em 1982. O encerramento da fábrica levou ao debate público muito sobre o seu futuro, e como se recuperar de declínio industrial em geral. Um concurso de arquitetura foi realizado, o que acabou por ser atribuído a Renzo Piano, que idealizou um espaço interessante para o público da cidade. A antiga fábrica foi reconstruída em um complexo moderno, com [concerto [salões]], teatro, a [convenção [center]], [comercial]] [arcadas e um prestigiado hotel. A obra foi concluída em 1989.

O edifício Lingotto é mostrado extensivamente no [Alberto [Lattuada]] filme Mafioso(1962). A pista de corrida original Lingotto do último piso pode ser vista brevemente durante a seqüência de fuga no filme The Italian Job(1969).

Lingotto é também o local da Oval Lingotto, a pista de patinação local para os Jogos_Olímpicos_de_Inverno_de_2006

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

45° 1′ N 7° 39′ E