Renzo Piano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Senador Renzo Piano
Arquitetura
Renzo Piano, em 2008
Nacionalidade Itália Italiano
Nascimento 14 de setembro de 1937 (76 anos)
Local Gênova
Atividade
Campo(s) Arquitetura
Prêmio(s) Prêmio Kyoto (1990), Prémio Pritzker (1998)

Renzo Piano (Gênova, 14 de setembro de 1937) é um arquiteto e politico italiano.

Partidário da arquitetura high-tech, sua obra mais conhecida é o Centro Georges Pompidou, em Paris.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Renzo licenciou-se em 1964 na Escola de Arquitetura do Instituto Politécnico de Milão. Enquanto estudante, trabalhou em um projeto sob a orientação de Franco Albini, visitando regularmente os edifícios que o seu pai coordenava, visto que este trabalhava no ramo da construção civil. Entre 1965 e 1970, terminou sua formação e realizou algumas experiências de trabalho através de viagens de estudo à Grã-Bretanha e América. É nessa altura que Renzo Piano conhece Jean Prouve, que se tornou seu grande amigo.

Em 1970, Piano fundou a agência “Piano & Rogers" com Richard Rogers, seu sócio no projeto do Centro Pompidou em Paris. Mais tarde, em 1977, fundou o ateliê “Piano & Rice" juntamente com Peter Rice, uma personalidade profissional que havia trabalhado com Renzo Piano em muitos projetos, parceria esta que se prolongou até à data do seu falecimento, em 1993.

Finalmente, Piano fundou o seu atual ateliê em Gênova, conhecido como “Renzo Piano Building Workshop”, criando paralelamente, escritórios independentes em Paris e Gênova.

A sua equipe de trabalho abarca cerca de 102,5 pessoas especializadas em determinados campos subjacentes aos seus projetos arquitetônicos (coordenadores, especialistas, sócios, etc), tendo ainda como colaboradores alguns arquitetos associados (consoante a obra em questão), como é o caso dos “ARB arquitectos” que colaboraram com ele no projeto do Centro Paul Klee. O seu histórico arquitetônico conta já com uma vasta gama de obras muitíssimo conhecidas e conceituadas a nível mundial (onde se destaca o Centro Georges Pompidou). Porém, Piano não se cansa de produzir a sua fantástica arquitetura high-tech que fascina qualquer pessoa desde o seus meros esquissos carregados de simbolismo, às suas imponentes construções envoltas de um característico misticismo e magia que dão toda a vida às suas obras.

Senador vitalício[editar | editar código-fonte]

Em 30 de agosto de 2013 foi nomeado, pelo presidente Giorgio Napolitano, senador vitalício juntamente com Elena Cattaneo, Renzo Piano e Carlo Rubbia[1]

Alguns projetos importantes[editar | editar código-fonte]

High Museum of Art, expansão, Atlanta

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Renzo Piano


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.