Alejandro Aravena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alejandro Aravena
Alejandro Aravena
Alejandro Aravena em 2015
Nascimento 22 de junho de 1967 (56 anos)
Santiago, Chile
Nacionalidade chileno
Ocupação Arquiteto
Prêmios Global Award for Sustainable Architecture (2008), Prêmio Pritzker (2016)

Alejandro Aravena (Santiago, 22 de junho de 1967) é um arquiteto chileno. É o diretor executivo do escritório Elemental S.A.

Aravena é mais conhecido mundialmente pela sua atuação em habitações de interesse social. À frente do projeto “Elemental”, já construiu mais de 2.500 unidades de baixo custo.

O chileno também fez diversos edifícios para a Univerdade do Chile, onde se formou, incluindo as escolas de Matemática (1998), Medicina (2001), de Arquitetura (2004) e o Centro de Inovação (2014). Também realizou projeto diversos, como casas nos Estados Unidos e fábricas na China. Já deu aulas na Universidade de Harvard, no Instituto Universitário de Arquitetura de Veneza, na London School of Economics e na Associação de Arquitetura de Londres. Escreveu três livros: “Feitos da Arquitetura”, “O Lugar da Arquitetura” e “Material de Arquitetura”.

Aravena recebeu o Prêmio Pritzker de 2016.[1]

Em sua declaração oficial, o júri do Pritzker deixa claro que a principal qualidade de Aravena é a preocupação social de sua Arquitetura. “Alejandro Aravena representa o retorno de arquitetos mais engajados socialmente, especialmente em seu longo comprometimento no combate à crise global de habitação e por melhores ambientes urbanos para todos”, diz o comunicado. “Nos dias de hoje o papel do arquiteto é convocado a servir necessidades sociais e humanitárias, e Alejandro Aravena tem respondido a este desafio de forma clara, generosa e abrangente”.

Referências

  1. Alemany, Luis (13 de janeiro de 2016). «El chileno Alejandro Aravena gana el premio Pritzker 2016» (em espanhol). El Mundo 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Frei Otto
Prêmio Pritzker
2016
Sucedido por
Carme Pigem, Ramón Vilalta e Rafael Aranda


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) arquiteto(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.