Aldo Rossi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Aldo Rossi (Milão, 3 de maio de 1931Milão, 4 de setembro de 1997) foi um arquiteto e teórico italiano. Seu pai tinha uma fábrica de bicicletas, cuja marca era Rossi. Em 1959 licenciou-se em arquitetura pela Escola Politécnica de Milão.

Era conhecido por usar formas puras: cubos, esferas, cones, etc. Seus principais livros foram: "Arquitetura da cidade" e "Autobiografia científica". O último escreveu praticamente em um hospital depois de passar vários meses nele devido a um acidente. Para referir-se a uma espécie de construção, ele criou o termo "Genius Loci"

O termo genius loci não foi inventado por Aldo Rossi, embora ele o cite no seu livro A Arquitectura da Cidade a propósito das construções romanas. Os Romanos entendiam que um edifício só deveria ser construído se o lugar a ele destinado estivesse sob a protecção do genius loci, uma divindade ou o espírito do lugar.

Em 1990 foi ganhador do Prêmio Pritzker pelo conjunto de sua obra. Um dos membros do jurado do Prêmio Pritzker declarou que Rossi era um poeta convertido em arquiteto.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.