Lontra-anã-oriental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaLontra-anã-oriental

Estado de conservação
Quase ameaçada
Quase ameaçada
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Mustelidae
Subfamília: Lutrinae
Género: Aonyx, ou Amblonyx
Espécie: A. cinerea
Nome binomial
Aonyx cinerea, ou Amblonyx cinereus
Illiger, 1815
Distribuição geográfica

A lontra-anã-oriental, também chamada de lontra-indiana (nome científico Aonyx cireneus segundo alguns e Amblonyx cinereus segundo outros) é uma pequena espécie de lontra asiática encontrada na Índia, China e outros países próximos. Trata-se da menor espécie de lontra do mundo, com aproximadamente 90 centímetros de comprimento do focinho à cauda, e um peso aproximado de 5 kg.

O habitat natural dessas lontras são os rios, mangues, lagos, pântanos e regiões de água doce em geral. Elas vivem em grupos familiares e alimentam-se de crustáceos, moluscos, peixes e rãs.

A classificação dessa espécie ainda é incerta. Enquanto alguns a classificam no gênero Aonyx, outros lhe dão um género próprio, Amblonyx.

A lontra-anã-oriental tem sido muito desejada e criada como animais de estimação, uma vez que criadas desde pequenas se tornam animais bastante dóceis e que amam interagir com seus donos.[1]

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Lontras selvagens são a última tendência em animais de estimação exóticos». National Geographic. 14 de janeiro de 2019. Consultado em 4 de março de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Lontra-anã-oriental