Lord of the Dance

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lord of the Dance
Lord of the Dance
Informação geral
Origem Dublin,
País Eire,
Gênero(s) dança irlandesa, sapateado (reel,tap)
Período em atividade desde 1996
Página oficial www.lordofthedance.com

Lord of the Dance (Senhor da Dança) é um espetáculo irlandês de dança e música criado, coreografado, estrelado e produzido por Michael Flatley, dançarino americano filho de irlandeses. A música para o espetáculo foi escrita por Ronan Hardiman.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Michael Flatley ficou famoso estrelando no Riverdance, mas abandonou o show em 1995 antes da sua estréia em Londres, devido a desentendimentos com a direção. O sonho de Michael era montar um espetáculo de dança capaz de ser exibido em arenas e estádios em vez de teatros tradicionais. O espetáculo, Lord of the Dance, concebido por Flatley levou 6 meses para tornar-se realidade.

Performances[editar | editar código-fonte]

Os espetáculos de pré-estreia foram realizados no Point Theatre em Dublin, de 28 de junho até 1 de julho de 1996 e a estréia foi no dia 2 de julho de 1996. A história é baseada no personagem Lord of the Dance (Senhor da Dança) e a sua luta contra o senhor do mal "Don Dorcha" que queria conquistar Planet Ireland (Planeta Irlanda). O tema "Amor contra Luxúria" também é desenvolvido através da dança ao longo do espetáculo. As histórias são baseadas no antigo folclore irlandês. Em março de 1997, Lord of the Dance apresentou-se durante a cerimônia do Óscar e em novembro do mesmo ano expandiu-se formando quatro (4) companhias criadas para turnês nos Estados Unidos, Europa, Ásia e África. Flatley assinou contrato com a Disney e Lord of the Dance exibiu-se em Epcot, Walt Disney World em 1999 e 2000. A companhia quatro (4) apresentou-se em Disneyland Paris Resort em 2002-03.

Lord of the Dance (atualmente)[editar | editar código-fonte]

Em 2007, o show Lord of the Dance continua apresentando-se em turnês mundiais. O 10º aniversário do espetáculo foi comemorado em junho de 2006 em Dublin. A última exibição de Michael Flatley com Lord of the Dance foi em 28 de junho de 1998. Agora ele ocupa o cargo de diretor de criação artística. Atualmente, há três (3) companhias em turnê com Lord of the Dance: a primeira atua na Europa, a segunda nos Estados Unidos e a terceira, até a presente data, está sediada em Las Vegas.

Lord of the Dance já se exibiu em mais de 40 países até o momento.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.