Lovely Complex

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lovely Complex
ラブ★コン
(Rabu Kon)
Gênero Shojo, comédia, romance
Mangá
Lovely Complex
Autor Aya Nakahara (Yoha Ainagaua, Arilton Junior e Key Yasura)
Editora(s) Japão Shueisha
Revista Bessatsu Margaret
Data de publicação Setembro de 2001 – Dezembro de 2006
Volumes 17
Anime
Lovely Complex
Direção Kônosuke Uda
Estúdio Toei Animation
Exibição original 7 de abril de 2007 – 29 de setembro de 2007
Emissoras de TV Japão TBS, CBC, MBS
Nº de episódios 24
Jogo
Desenvolvedor AQ Interactive
Gênero Ação
Plataforma PlayStation 2
Lançamento Japão 13 de junho, 2006
Filme
Lovely Complex
Lançamento 2006
Cor Colorido
Duração 100
Diretor Kitani Ishikawa
Estúdio Tohokushinsha Film Corporation
Gênero Comédia romântica
Mangá
Love★Com D
Autor Aya Nakahara
Editora(s) Japão Shueisha
Revista Deluxe Margaret
Público-alvo Shōjo
Data de publicação Maio de 2009
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Lovely Complex (ラブ★コン, Rabu Kon?) é um mangá criado por Aya Nakahara. O anime foi exibido no Japão entre 7 de abril de 2007 e 29 de setembro de 2007. Em 2004, o mangá recebeu o 49° "Shogakukan Manga Award", para shoujo.[1]

A história foi adaptada para live-action, e o filme foi lançado em 2006. O anime contém 24 episódios, e teve fim em 2007, e seu jogo, para PlayStation 2, foi lançado em 2006. Dois CDs também foram produzidos. O mangá e o live-action foram licenciados pela Viz,[2] [3] com seis volumes do mangá publicados em Maio de 2008.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Lovely Complex é uma história que se passa entre um garoto e uma garota. A garota, Risa Koizumi, tem 1,72 de altura – sendo um "pouco" alta para a idade; e o garoto, Atsushi Otani, que tem 1,56 de altura –também é um "pouco" baixo para a sua idade. Por causa disso, e também por serem engraçados juntos, eles são conhecidos na escola como "All Hanshin Kyojin" (comediantes japoneses com alturas diferentes).


No primeiro episódio, Koizumi e Otani fazem uma aposta, para ver quem consegue um namorado mais rapidamente. Se Otani ganhar, Risa pagará um par de tênis novos para ele, caso contrário, Otani pagará qualquer jogo que ela quiser. No final de tudo, eles acabam se apaixonando, gerando muita confusão.

"Love Com" (como é carinhosamente apelidado pelos fãs), apesar de leve e divertido, trata sobre questões sérias como conviver com as diferenças, afinal, as meninas não têm de ser fofinhas e nem os meninos "machões". Apesar de tudo, os dois personagens ajustam-se perfeitamente ao dia-a-dia e vivem felizes, passando aos fãs mensagens positivas e estímulos.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Risa Koizumi (小泉リサ, Koizumi Risa?)
Dubladora: Akemi Okamura, Filme: Ema Fujisawa
Risa é a protagonista de Lovely Complex. Risa tem 1,70 de altura quando entra no segundo ano, e essa altura é bastante acima da maioria das meninas japonesas de sua idade. Mas isso piora quando descobre que cresceu mais dois centímetros. Além de sua altura, Risa não é meiga tampouco feminina, e um de seus hábitos é jogar videogames, coisa considerada rara entre as garotas nipônicas. Ironicamente, seu nome significa "Pequena Primavera". Ela tem diversos apelidos, entre eles: girafa, giganta... Apesar de tudo, ela é bastante impulsiva e forte.
Ao decorrer da série, Risa vai se apaixonando por seu amigo, Otani. Ela se declara para ele, mas é rejeitada. Mesmo assim, ela não desiste e continua lutando, sendo rejeitada pela segunda vez. Quando pensa em desistir, em seu aniversário, Otani aparece escondido e dá um presente, e um beijo nela. Assim começam a namorar, acabando com a "dupla de comediantes".
Atsushi Otani (大谷敦士, Otani Atsushi?)
Dublador: Akira Nagata, Filme: Teppei Koike, Jogos/cds: Takahiro Sakurai
Atsushi Otani é bastante pequeno para a sua idade, tendo 1,56 de altura. Assim como Koizumi, seu nome também tem um significado irônico: "Grande Vale". Otani é a grande estrela do time de basquete da escola, mesmo sendo baixo.
Em um dos episódios, Risa confessa que gosta de Otani, mas Otani apenas fala que não consegue vê-la como sua namorada. Mais tarde, Otani vê que Risa realmente é importante para ele, e começam a namorar. Mais tarde, Otani acha que Risa está traindo ele com um dos colegas do seu trabalho, e termina o namoro; mesmo assim, ele percebe que não consegue ficar sem ela e que cometeu um grande erro não confiando em Risa, então eles voltam.
Nobuko Ishihara (石原信子, Ishihara Nobuko?)
Dubladora: Saori Higashi, Filme: Nami Tamaki
Nobu é a melhor amiga de Risa. Desde do início, ela que deu a iniciativa para Risa se declarar a Otani. É bastante charmosa e fashion, apesar de ser bastante estressada. Quase sempre dá conselhos de amor para suas amigas, e sempre adverte quando algo está errado.
Heikichi Nakao (中尾平吉, Nakao Heikichi?)
Dublador: Yasuhiko Tokuyama, Filme: Yusuke Yamazaki, Jogos/cds: Kenjiro Tsuda
Ele é o namorado de Nobuko. Ele dedica a maior parte do seu tempo a ela, quando não está jogando basquete com Otani.
Chiharu Tanaka (田中千春, Tanaka Chiharu?)
Dubladora: Kazuko Kojima, Filme: Risa Kudo
No começo, Otani era apaixonado por Chiharu, mas ela tinha "medo" de garotos; mas isso muda quando conhece Suzuki - que, depois de algum depois, começam a namorar (ele até dá um anel de compromisso para ela). Suzuki, então, promete que irá ficar com ela, a protegendo, no próximo ano da escola.
Ryoji Suzuki (鈴木涼二, Suzuki Ryoji?)
Dublador: Kenjiro Tsuda, Filme: Hiro Mizushima, Jogos/cds: Masaya Onosaka
Ele é o namorado de Chiharu. Ele é bastante sério, e é mais alto que Risa. Esse fato fez com que ela se apaixonasse mas, no final, ele apenas diz que ficava com ela porque, por ela ser alta, ela parecia um garoto, e isso fazia com que ele não sentisse vergonha de conversar.
Haruka Fukagawa (深川遥, Fukugawa Haruka?)
Dublador: Masaya Onosaka, Jogos/cds: Ryotaro Okiayu
Haruka é um amigo de infância de Risa. Ele a considera uma "heroína", desde que ela o salvou de um grupo de garotos que estavam o chateando. Ele é bastante popular, mas ele gosta de Risa, que rejeita ele. Isso faz com que ele sinta raiva de Otani (garoto por quem Risa é apaixonada).
Seiko Kotobuki (寿聖子, Kotobuki Seiko?)
Dubladora: Fujiko Takimoto
Ela é apaixonada por Otani mas, na verdade, ela é um garoto. O seu nome é Seishirō, mas prefere ser chamada de Seiko, para parecer mais feminino. Ela beijou Otani, mas quando ele descobre que ela é um garoto, começa a ignorá-la. Mesmo assim, depois de algum tempo, voltam a se falar (mesmo que pouco).
Mayu Kanzaki
Dubladora: Yuki Matsuoka
Ela é a ex-namorada de Otani. Otani sempre achou que ela terminou com ele por causa da sua altura (já que o seu novo namorado tem quase 2 metros). Mas, depois, ela revela que não foi por isso, e tinha que falar isso, para ter a consciência "limpa".
Umibōzu
Filme: Susumu Terajima
Um popular rapper. Risa e Otani são viciados nele e, num passeio da escola, chegam a conhecer ele e a sua família.
Kuniumi Maitake (舞竹国海, Maitake Kuniumi?)
Dublador: Junichi Suwabe, Filme: Shosuke Tanihara
Professor da escola de Risa e Otani. Maitake, que recebeu o apelido de "Maity" ou "Mighty", é mais alto que Risa, sendo que parece um personagem de video game, Risa tanto gosta. Na escola, Risa fez um clube dedicado para ele, mas logo acaba.
Mimi Yoshioka
Dubladora: Kae Araki
É apaixonada por Otani, sendo sua vizinha. Todo manhã, ela leva leite para ele, para ele crescer (pois, assim como Risa, é bastante alta). Só que, quando descobre que Otani está namorando Risa, logo começa a fazer ameaças; mas, depois de algum tempo, vê que Risa realmente lutou muito para ter o amor de Otani, e desiste.
Irmã de Risa
Filme: Shugo Oshinari
Kohori Kazuki
Dublador: Hiroki Shimowada
Trabalha no mesmo lugar que Risa. Assim como Otani, é mais baixo que a garota, tem 1,58 de altura. Também é fã de Umibozu.
Matsubara-san (松原さん, Matsubara san?)
É a dona do restaurante que Risa trabalha.

Mangá[editar | editar código-fonte]

O mangá foi publicado originalmente pela Shueisha, na revista Bessatsu Margaret, de setembro de 2001, até dezembro de 2006, tendo 17 volumes. O mangá foi lançado em inglês pela Viz Media, com seis volumes, em Maio de 2008.[4] [5] [6]

Anime[editar | editar código-fonte]

O anime foi produzido pelo estúdio Toei Animation e dirigido por Kônosuke Uda, contendo ao todo 24 episódios, transmitidos entre 7 de abril e 29 de setembro de 2007. Não se sabe se irá ter uma segunda temporada ou não, e não é possível confirmar nada.

Com o grande sucesso da série, foi feito um filme, dedicado a ela, em Live Action. O filme conta a história igual a do anime. A única diferente é que no filme aparece a irmã mais velha de Risa, que de fato nunca apareceu no anime.

Lista de episódios[editar | editar código-fonte]

Músicas[editar | editar código-fonte]

Abertura
  1. "Kimi + Boku = Love?" por Tegomass (episódios 1 - 13)
  2. "Hey! Say!" por Hey! Say! 7 (episódios 1 - 24)
Encerramento
  1. "Kiss ~ Kaerimichi no Love Song" por Tegomass (episódios 1 - 13)
  2. "BON BON" por Hey! Say! 7 (episódios 14 - 24)

Referência[editar | editar código-fonte]

  1. 小学館漫画賞:歴代受賞者 (em japanese) Shogakukan. Página visitada em 2007-08-19.
  2. Love★Com Viz Media. Página visitada em 2007-06-17.
  3. Love Com The Movie Viz Media. Página visitada em 2008-01-23.
  4. Lovely Complex (manga) Anime News Network. Página visitada em 2007-10-03.
  5. Viz Media & Madman Entertainment Join Forces Madman Entertainment. Página visitada em 2008-05-05.
  6. Love*com (Manga) V1 Madman Entertainment. Página visitada em 2008-05-05.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]