Magdalena Matte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Magdalena Matte
Magdalena Matte
Nascimento 13 de agosto de 1950
Santiago
Cidadania Chile
Cônjuge Hernán Larraín
Filho(a)(s) Pablo Larraín, Hernan Larrain Matte
Alma mater
Ocupação engenheira, política, engenheira civil, empresária

Magdalena Matte Lecaros (nascida em 13 de agosto de 1950) é engenheira civil, empresária e política chilena que integra a União Democrática Independente (UDI) e fez parte do Ministério da Habitação e do Desenvolvimento Urbano do Chile, sob o governo do atual presidente Sebastián Piñera, para mandato de 2010 a 2014. Ela é membro da família Matte. É natural de Santiago.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Trabalhou no setor privado, principalmente na empresa Papeleria Dimar, da qual foi executiva e investidora. Em 2002, trabalhou com a Fondo Confianza através da fundação La Vaca, onde ajudou financiar mulheres empreendedoras com recursos econômicos. Ela criou duzentos e trinta centros de trabalho e educação que atendem a três mil mulheres na área de El Maule Sur.

Política[editar | editar código-fonte]

Em 9 de fevereiro de 2010, o então presidente eleito Sebastián Piñera indicou Magdalena Matte como sua Ministra de Habitação e de Desenvolvimento Urbano. Em 19 de abril de 2011, Magdalena deixou o cargo de ministra devido ao suspeito pagamento de compensação milionária a construtora Kodama.[1][2][3][4]

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências