Malpolon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaMalpolon
Malpolon monspessulanus digerindo um roedor
Malpolon monspessulanus digerindo um roedor
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Família: Colubridae
Género: Malpolon
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Malpolon

Malpolon é um género de cobras pertencente à família Colubridae, subordem Serpentes, que inclui duas espécies e duas subespécies.[1]:

Carnívoras, como qualquer outra espécie dentro da mesma Subordem, são predadoras activas, preferindo a perseguição à emboscada. Matam por inoculação de um veneno de carácter neurotóxico bastante forte. Tendo dentição opistóglifa, conjuntamente com o facto de preferirem a fuga ao menor sinal de perigo, torna-se praticamente nula a possibilidade de ataques fatais ao ser Humano. Assim que provocadas e, sentindo-se encurraladas, não hesitam em sibilar, levantar a parte anterior do corpo e mesmo morder, o que é facilmente evitável.

Alimentam-se frequentemente de roedores e aves, sendo importantes para a redução de populações dos primeiros, não hesitando também em consumir ovos, répteis e anfíbios, recorrendo eventualmente ao canibalismo, passando também por insectos, nos primeiros tempos de vida.

São habitualmente presas de aves de rapina diurnas e nocturnas, como por exemplo a águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) e a coruja-das-torres (Tyto alba), e também mamíferos, como o sacarrabos (Herpestes ichneumon) e o javali (Sus scrofa).

Frequentam inúmeros tipos de habitat, incluindo áreas pedregosas abertas, zonas de mato aberto e fechado, zonas agrícolas, bosques, jardins e outras áreas urbanas, casas abandonadas, de entre outros.

Padecem de cores esbatidas, entre o verde-oliva e o castanho-acinzentado, apresentando por vezes um padrão de listas ou manchas dispersas, embora seja mais frequente uma cor uniforme, sem padrão. Corpo esguio e longo, cabeça proeminente. Atingem por vezes os 2 metros de comprimento. Habitualmente diurnas, as cobras deste género poderão eventualmente adoptar hábitos crepusculares nos dias de maior calor.

Notas

  1. até recentemente (2006) existiam 3 subespécies da espécie Malpolon monspessulanus, a M.insignitus devido a estudos génticos foi elevada a espécie dentro do género, englobando tambem a subespécie fuscus, ainda mais recentemente foi reconhecida uma nova subespecie no grupo ocidental devido ao numero de escamas na cabeça.

Referências