Mammuthus columbi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mamute-columbiano)
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaMammuthus columbi
Ocorrência: Pleistoceno Superior - Holoceno Inferior: 0.013–0.011 Ma
ColumbianMammoth CollegeOfEasternUtah.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Proboscidea
Família: Elephantidae
Género: Mammuthus
Espécie: M. columbi
Nome binomial
Mammuthus columbi
(Falconer, 1857)
Distribuição geográfica
Distribuição da espécie em vermelho.
Distribuição da espécie em vermelho.

Mammuthus columbi, conhecido como mamute-columbiano ou mamute-de-colúmbia, é uma espécie de mamífero fóssil da família Elephantidae. Podia ser encontrada na América do Norte, do norte dos Estados Unidos até o sul na Costa Rica, durante a época do Pleistoceno.[1]

Trata-se de uma das maiores espécies de mamute que alguma vez existiu, com 4,2 metros de altura e cerca de 10.000 kg de peso. Possivelmente esta espécie tenha descendido do mamute-imperador, mas alguns especialistas acham que se trata da mesma espécie. Foi a espécie de mamute mais meridional, tendo sido descobertos fósseis no México. Com base nisso, alguns cientistas acreditam que esses animais não apresentavam o característico manto de pelo dos outros animais do gênero, e tinham a pele a exemplo dos parentes atuais (o elefante-africano e o elefante-asiático).

Referências

  1. Lucas, S.G.; Alvarado, G.E.; Vega, E. (1997). "The Pleistocene mammals of Costa Rica". Journal of Vertebrate Paleontology 17 (2): 413–427. doi:10.1080/02724634.1997.10010985.
Ícone de esboço Este artigo sobre mamíferos é um esboço relacionado ao Projeto Mamíferos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Mammuthus columbi