Mantophasmatodea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaMantophasmatodea

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Uniramia
Classe: Insecta
Ordem: Mantophasmatodea
(Klass, Zompro, Kristensen & Adis, 2002)
Famílias
Austrophasmatidae

Mantophasmatidae
Tanzaniophasmatidae

Mantophasmatodea é uma ordem de insetos descoberta no ano de 2002 pelo entomólogo alemão Oliver Zompro. Foram apelidados de gladiadores, devido à "armadura" que cobre estes insetos no estágio de ninfa. Habitam o oeste da África do Sul e Namíbia (maciço de Brandberg). Porém, fósseis do Eoceno sugerem uma distribuição mais ampla no passado.

Morfologia

A cabeça é hipognata e o aparelho bucal do é do tipo mastigador. As antenas são longas, filiformes e multissegmentadas. Não possuem ocelos. São insetos ápteros quando adultos. Apresentam pernas traseiras bem desenvolvidas e as dianteiras crivadas de espinhos, não possuindo patas raptoriais. São carnívoros e caçam à noite.

O nome da ordem tem origem no fato de se assemelharem a um louva-deus (ordem Mantodea) e, ao mesmo tempo, a um bicho-pau (ordem Phasmatodea). Evidências moleculares moleculares indicam maior proximidade evolutiva aos Phasmatodea e Grylloblattodea.

A ordem foi descrita inicialmente a partir de cinco espécimes vivos encontrados na Namíbia e Tanzânia (Mantophasma zephyra e M. subsolana) e de um espécime fóssil do âmbar proveniente de uma coleção da University of Hamburg (Alemanha) e retirado do Mar Báltico, datado de 45 milhões de anos (Rhaptophasma kerneggeri).

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre insetos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.