Maria Skyllas-Kazacos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Maria Skyllas-Kazacos
Nascimento 26 de outubro de 1951
Calimnos
Alma mater
Ocupação engenheira química
Prêmios
  • Fellow of the Australian Academy of Technology and Engineering
  • Membro da Ordem da Austrália (FOR SERVICE TO SCIENCE AND TECHNOLOGY, PARTICULARLY IN THE DEVELOPMENT OF THE VANADIUM REDOX BATTERY AS AN ALTERNATIVE POWER SOURCE. AM S16 1999, Professor Maria SKYLLAS-KAZACOS, 1999)
Empregador(a) Universidade de Nova Gales do Sul

Maria Skyllas-Kazacos (Calímnos, 26 de outubro de 1951) é uma química australiana. É conhecida pelo desenvolvimento da bateria redox de vanádio.[1]

Maria Skyllas-Kazacos chegou em 1954 com sua família na Austrália e frequentou a escola em Sydney. Estudou engenharia química na Universidade de Nova Gales do Sul, obtendo o diploma em 1974. Obteve um doutorado em 1978 orientada por Barry Welch, com uma tese sobre eletroquímica do sal fundido. No pós-doutorado esteve durante um ano no Bell Labs, onde trabalhou com células solares e obteve uma patente para a produção eletroquímica de filmes finos de seleneto de cádmio. Além disso trabalhou com baterias de chumbo-ácido e descobriu íons de chumbo tetravalente em solução. Por esta descoberta recebeu o Prêmio Bloom Gutmann. Foi Rainha Elizabeth II fellow na Universidade de Nova Gales do Sul e 1982 professor de engenharia química.

Na década de 1980 ela e sua equipe da Universidade de Nova Gales do Sul desenvolveram o acumulador de redox de vanádio, patenteado em 1988. É usado na indústria, por exemplo, como armazenador de energia em turbinas eólicas.

Referências