Marshall University

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Logotipo da Marshall University

Marshall University é uma instituição universitária pública dos Estados Unidos da América, localizada na cidade de Huntington, estado de Virgínia Ocidental.

História[editar | editar código-fonte]

Fundada em 1837, seu nome é uma homenagem ao quarto presidente da Suprema Corte dos Estados Unidos, John J. Marshall, sendo criada como Marshall Academy, uma instituição particular sem a aplicação do ensino superior. Em 1858 mudou o nome para Marshall College e durante o período da Guerra Civil Americana foi fechada várias vezes, por dificuldades financeiras. Com as mudanças políticas e territórias sofridas na Virgínia em decorrência da guerra de secessão, em 1867 foi reaberta e somente em 2 de março de 1961 a instituição recebeu o status de universidade[1] .

Em 14 de novembro de 1970, no Voo Southern Airways 932, ocorreu o que é considerado a pior tragédia relacionada com esportes na história dos Estados Unidos, quando toda a equipe de futebol americano (comissão técnica e jogadores) da universidade morreu no acidente aéreo[2] [3] .

Com as cores verde e branco e o apelido de "jovem manada trovejante" (antes do acidente eram conhecidos por "manada trovejante"), a equipe de futebol voltou a participar das competições universitárias com os alunos/atletas que não estavam no avião e atletas de outras modalidades, já no ano seguinte (1971), e sob o comando do treinador Jack Lengyel[4] .

Prédio histórico da reitoria da Universidade

Referências







Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.