Martírio de Jerusalém

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Martírio de Jerusalém
Ocupação Patriarca

Martírio de Jerusalém foi o patriarca de Jerusalém de 478 até 486. A ele é creditada a fundação do Mosteiro de Martírio à beira da estrada de Jericó a Jerusalém, na Palestina Prima.

Vida e obras[editar | editar código-fonte]

Martírio nasceu na Capadócia durante a primeira metade do século V. Em 457, ele se juntou ao Mosteiro de Eutímio, que estava localizado a leste de Jerusalém. Procurando levar uma vida eremita e asceta, Martírio deixou o mosteiro lotado e se mudou para uma caverna nas proximidades. Após entrar nas Ordens Sagradas, Martírio serviu como padre na Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém. Tornou-se patriarca em 478 e serviu até 486. Foi provavelmente durante o seu episcopado que Martírio construiu o Mosteiro de Martírio nas colinas da Judeia a leste de Jerusalém.

Henótico[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Henótico

Em 482, o imperador bizantino Zenão publicou o Henótico, um édito iniciado por Acácio, patriarca de Constantinopla (r. 472–488), cujo objetivo era restaurar a paz entre os monofisistas e os ortodoxos. Porém, ele só fez piorar a situação ao esquentar as paixões envolvidas na discussão e terminou por provocar um cisma entre o ocidente e o oriente. Martírio, seguindo o exemplo do patriarca de Alexandria, assinou o édito, contrariando assim às determinações da Igreja de Roma. Todos os bispos da Palestina se juntaram a ele.[1]

Martírio morreu em 13 de abril de 486.

Referências

  1. «A História da Igreja de Jerusalém» (em inglês). More Who is Who. Consultado em 26 de maio de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Anastácio I
Patriarcas de Jerusalém
478–486
Sucedido por
Salustiano