Toqui-de-orelha-branca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Melozone leucotis)

Toqui-de-orelha-branca
Classificação científica edit
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Passerellidae
Gênero: Melozone
Espécies:
M. leucotis
Nome binomial
Melozone leucotis
Cabanis, 1861

O toqui-de-orelha-branca (Melozone leucotis) é uma ave da espécie de Pardal. É encontrado na América Central, principalmente no sopé, do sul do México e Guatemala ao norte da Costa Rica.

Esta ave é encontrada tipicamente em altitudes entre 500 and 2,000 m (1,600 and 6,600 ft) na vegetação rasteira e matagais de ravinas, borda de floresta e outras florestas semi-abertas, incluindo segundo crescimento e grandes jardins. O ninho, construído pela fêmea, é uma enorme tigela de caules, galhos e outros materiais vegetais construídos no solo ou com menos de 75 cm (2.46 ft) para cima, e escondido entre bananeiras, orquídeas ou cobertura similar. A fêmea põe dois ovos brancos manchados de marrom, que ela incuba por 12 a 14 dias. O macho ajuda na alimentação dos filhotes.

O pardal-de-orelha-branca tem em média 17.5 cm (6.9 in) comprimento e pesa 43 g (1.5 oz). O adulto tem um bico grosso cinza-escuro e partes superiores marrom-oliva sem listras. A cabeça é principalmente preta com um anel de olho branco quebrado e manchas brancas na frente e atrás do olho. A nuca é verde e os lados do pescoço são amarelos brilhantes. A garganta e o peito são pretos, separados por uma fina linha cinza-avermelhada, e o restante das partes inferiores é principalmente branco com cinza nos flancos. As aves jovens têm as partes inferiores mais amarelas e um padrão de cabeça indistinto mais maçante.

Aves do norte da Nicarágua, M. l. nigrior, têm uma mancha de peito preto muito mais ampla do que a forma nomeada da Costa Rica, e a mais setentrional das três subespécies, M. l. occipitalis, tem uma faixa de coroa cinza, supercílio amarelo óbvio e uma mancha de peito muito pequena.

As chamadas de pardal de orelhas brancas incluem um tsip fino. O canto do macho é um explosivo assobiado cuspe-CHUR ver-ver-ver.

O pardal de orelhas brancas se alimenta no chão de sementes, bagas caídas, insetos e aranhas. É geralmente em pares, e é uma espécie tímida melhor vista perto ou ao entardecer, embora mais fácil de encontrar do que seu parente escondido, o pardal terrestre de Prevost.

Referências

  1. BirdLife International (2020). «Melozone leucotis». Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. 2020: e.T103776706A138552832. doi:10.2305/IUCN.UK.2020-3.RLTS.T103776706A138552832.enAcessível livremente. Consultado em 12 de novembro de 2021 

Referências[editar | editar código-fonte]