Mitrídates I da Pártia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Dezembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Mitrídates I da Pártia.

Mitrídates I da Pártia (195 a.C.138 a.C.) foi grande rei do Império Parta de 171 a.C. a 138 a.C., sucedendo seu irmão Fraates I da Pártia (176–171 a.C.). Ele era filho de Friapátio de Pártia (191–176 a.C.), rei da Pártia (morto em 176 a.C.). Mitrídates I fez da Pártia uma grande força política, expandiu o império para o Oeste até a Mesopotâmia.

Durante seu reinado, os partas tomaram Babilônia (144 a.C.), Média (141 a.C.) e a Pérsia (139 a.C.), quando Mitrídates capturou o governante selêucida Demétrio II Nicator (146–139 a.C. e 129126 a.C.). Demétrio II depois casou-se com a filha de Mitrídates I, Rodoguna. A Leste, Mitrídates I estendeu seu controle pela Margiana, Cítia e Báctria, assim completando o controle parta das rotas de comércio entre o Leste e o Oeste, a rota da seda e a estrada real. Este controle de comércio foi a fundação da riqueza e poder parta, e foi zelosamente guardado pelos arsácidas. O controle parta quebrou a linha tênue com os gregos no Oeste que sustentava o reino helenístico de Greco-Báctria.

Mitridates I promoveu ativamente o helenismo nas áreas que controlava e intitulou-se Phil-hellene ("amigo dos gregos") em suas moedas um tanto primitivas: ele mostrou a primeira aparência nas moedas partas de um retrato em estilo grego mostrando o diadema real. Mitridates I resumiu a cunhagem de moedas, que fôra suspensa desde Arsaces II de Pártia (211191 a.C.), forçado a submeter-se ao Império Selêucida, em 206 a.C.. Seu nome assinalou-o à proteção de Mitra e carregou a autoridade do deus. O filho de Mitrídates I, Fraates II da Pártia (138–128 a.C.), sucedeu-o em sua morte como rei.


Precedido por
Fraates I da Pártia
Rei da Pártia
171 a.C.138 a.C.
Sucedido por
Fraates II da Pártia