Moldura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde janeiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Moldura é qualquer proteção externa utilizada em quadros. Molduras foram originalmente utilizadas como ornamentos arquitetônicos em altares de igrejas. Os material inicialmente utilizados foram madeira, mármore e metal. Quando feitos de madeira, a mesma era entalhada a mão e pintada ou coberta de ouro.

Atualmente as molduras são produzidas em série, em indústrias especialmente dedicadas à sua produção. A madeira continua sendo a matéria-prima principalmente utilizada para este fim, sendo também utilizados os derivados da madeira, plásticos, alumínio, gesso e até mesmo de concreto (muito utilizada em fachadas de casa, soleiras de janelas, etc.

Hoje no Brasil a moldura se divide em 2 segmentos distintos, a moldura artística (moldura de quadro) e a moldura para construção civil (marcos de porta, alizares, vistas, batentes, etc.)

A moldura artística é muito difundida no sul do Brasil, mais precisamente em uma cidade do sul de Santa Catarina, chamada Braço do Norte. Desde 2000 quando o atual governador de Santa Catarina sancionou um decreto lei que nomeou Braço no Norte a capital latino-americana da moldura.

Hoje a moldura tem em sua matéria principal o pinus, que sofre várias transformações até receber o acabamento final e ser entregue ao cliente. Para a produção de molduras artísticas podemos citar: o corte da árvore (proveniente de reflorestamentos), o beneficiamento, a secagem, a usinagem (adquire a forma da moldura) e posteriormente o acabamento da moldura que pode utilizar diversas máquinas ou matérias primas tais como; O gesso, a pirogravura, a gravação com massa, a pintura, o hot stamping, o lixamento, enfim uma série de processos podem ser aplicados de acordo com o acabamento necessário e o gosto do cliente.

A moldura vem entrando na era ecológica já a algum tempo, hoje temos muitas fábricas que desenvolvem muitas molduras recobertas, ou seja, o perfil é usinado no seu formato desejado e logo após recoberto com papel. Com esse processo a moldura consegue se tornar economicamente mais viável e despensa muitos agentes que são nocivos ao meio ambiente, como tintas a base de solvente, etc. Esse mesmo equipamento tem se mostrado cada vez mais presente nas molduras para construção civil, recobrindo peças com lâminas de madeira provenientes de reflorestamentos ou de madeira certificada.

Ícone de esboço Este artigo sobre arte ou história da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.