Motel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde Agosto de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Motel é um estabelecimento de hospedagem que se diferencia dos demais porque as pessoas geralmente vão até ele com o objetivo de manter relações sexuais e não necessariamente para conseguir alojamento, em sua grande maioria, não se cobra o valor de uma diária, mas sim por um valor de permanência de algumas horas (períodos).

Normalmente são oferecidos preservativos, um aparelho videocassete ou DVD com vídeos eróticos ou possibilidade de acesso a canais eróticos, cardápio para o almoço ou o jantar, teto com espelhos, banheira de hidromassagem, com garagem, podendo ser coletiva e/ou privativa para um ou mais automóveis.

Atualmente os motéis representam um momento de conforto, luxo e erotismo, além de apenas uma opção de hospedagem. As pessoas buscam num motel o diferencial que não conseguem ter em suas casas. Certos motéis oferecem, em suas suítes mais caras, pista de dança, sauna, piscina e outras coisas.

Normalmente, os motéis exigem a carteira de identidade para barrar a entrada de menores de idade e têm mais de uma saída para garantir a possibilidade de uma eventual fuga de um cônjuge prestes a ser flagrado pelo outro.

Em diversos países, em especial nos EUA, motel tem um significado diferente. O termo motel está associado a um hotel econômico destinado geralmente a motoristas, tendo os quartos frequentemente acesso direto ao estacionamento.

Significado original[editar | editar código-fonte]

Nos Estados Unidos, um país altamente motorizado, motel é a contração de motor e hotel; ou seja, um hotel ao qual as pessoas chegam de veículo motorizado, que fica geralmente à beira de uma rodovia, que serviria de alojamento àqueles que realizam uma viagem e pretendem passar apenas uma noite ou o período curto, para breve descanso, seguindo viagem em seguida. Difere-se do Hotel por não ser o destino, mas sim, estar no caminho até o destino.

O pioneiro foi o Motel Inn, em San Luiz Obispo, na Califórnia aberto pela cadeia de hotéis Hamilton, em dezembro de 1925. Foi projetado no estilo Renascença Espanhola por Arthur Heinman, que também criou a palavra Motel, embora ela só tenha aparecido nos dicionários a partir de 1950.

O Motel Inn contava com acomodações para cerca de 160 hóspedes, e cada chalé tinha seu próprio banheiro, telefone e garagem.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, aproveitou-se a idéia de que as pessoas vão ao motel de automóvel para fazer um lugar onde se possa fazer encontros sexuais rápidos e discretos.

No Rio de Janeiro na década de 1970, usou-se um termo derivado de motel: rotel sendo que a partícula ro viria da alta rotatividade dos quartos.

Motel de viração[editar | editar código-fonte]

É um motel que não dispõe de recursos luxuosos por ter apenas um suíte (i.e., um quarto e um banheiro), geralmente localizado numa zona de prostituição, com permanências muito curtas (normalmente não excedendo uma hora) e cujos preços são muito baixos, sendo normalmente utilizado pelos freqüentadores do meretrício.

No Japão[editar | editar código-fonte]

Tabela de preços.

O Love Hotel (em português, Hotel do Amor) é um tipo de hotel típico no Japão que oferece privacidade e discrição a um par que deseje ter relações sexuais. Eles são idênticos, em estilo e propósito, aos motéis no Brasil e a hotéis semelhantes em certos países do mundo.

Difere de estabelecimentos do gênero doutras partes do mundo pelo fato de que a maior parte dos clientes serem realmente casados. No entanto os "hotéis do amor" também são usados para prostituição e enjo kosai. As entradas para os hotéis são discretas e o contato com empregados é minimizado. Os hotéis variam muito entre si, havendo os mais utilitários e os mais caros, que podem incluir, por exemplo, camas vibrantes.

Este tipo de estabelecimentos está concentrado em determinados bairros, ou perto de auto-estradas nos subúrbios da cidade, para acesso mais fácil com o carro.

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

Hiperligaçoes - [1] Pesquisa do Dia dos Namorados[2] Matéria Veja Rio[3]