Muinheira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A muinheira é uma dança e género musical típicos da Galiza.

É uma dança folclórica galega que tem origem nos moinhos onde se moíam o trigo e o milho. As mulheres que trabalhavam ali tinham que esperar algum tempo até que o milho estivesse pronto, e para o passar, bailavam. Actualmente sabemos que existem dois tipos de muinheira: A muinheira velha, também chamada pandeiretada, é acompanhada com uma pandeireta. A muinheira nova tem a sua origem na música erudita. O instrumento principal no baile da muinheira é a gaita, um instrumento típico galego.

Os bailarinos desta dança usam trajes tradicionais galegos e é sempre um alarde de ritmo, rapidez e vistosidade. Soa representar-se nas romarias galegas e festas. Costuma-se bailar em grupo formando parelhas mistas e pode constar de duas ou mais partes. As antigas têm normalmente duas, e as novas ou de autor mais. Baila-se com os braços levantados e o seu principal passo chama-se "paseo" (forma castelhanizada de "passeio".)

Ícone de esboço Este artigo sobre a Galiza é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.