Número negativo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
+ positivo - negativo

Na matemática, define-se como número negativo todo número real menor que zero, como o −1, o −2 e o −3. Dois números são chamados de números simétricos ou opostos quando estão à mesma distância do zero, como o −5 e o 5.

Na Física o termo também serve para dar nome às cargas existentes em partículas eletricamente carregadas. A atribuição de carga negativa ao elétron e positiva ao próton é totalmente arbitrária, e tem razões históricas.

História[editar | editar código-fonte]

A primeira referência histórica a números negativos ocorre num livro chinês cuja a forma mais antiga data da Dinastia Han (202 a.C. - 220), mas que pode conter material ainda mais antigo. Neste livro, contadores vermelhos foram usados para representar números positivos, e pretos para números negativos.[1] Curiosamente, este sistema é o oposto da representação atual de números negativos em sistemas bancários, contabilidade e comércio, em que números negativos (dívidas) são representados em vermelho.

O uso de números negativos era conhecido na Índia, e seu papel nos problemas matemáticos que tratavam de dívidas era compreendido.[2] Regras consistentes e corretas para seu uso foram formuladas[3] A difusão destes conceitos por intermediários árabes levaram-no para a Europa[2] .

Referências

  1. The History of Negative Numbers, autor Leo Rogers (em inglês)
  2. a b Bourbaki, page 49
  3. Britannica Concise Encyclopedia (2007). algebra