Nervo vestibular

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Nervo Vestibular atua no desempenho das funções do Sistema Auditivo, e em conjunto com o Nervo Coclear constitui o Nervo Vestibulococlear (ou Oitavo Par Craniano). Enquanto o Nervo Coclear é responsável pela audição em si, o Nervo Vestibular é responsável pelo equilíbrio, coordenação e orientação espacial.

Anatomia do Aparelho Auditivo Humano. O Nervo Vestibular é uma das estruturas mais interiores do Ouvido Interno.

Estrutura e Funções[editar | editar código-fonte]

Em seres humanos, o Nervo Vestibular transmite informação sobre equilíbrio e movimento rotacional do Aparelho Vestibular - composto de dois órgãos otolíticos (o sáculo e o utrículo) juntamente com três canais semicirculares - para o encéfalo. Localizado no Ouvido Interno, possui duas partes, formadas pela união de divisões periféricas originadas de partes distintas do Labirinto e por fibras do neurônio sensitivo do Gânglio Vestibular:

  1. o ramo superior; proveniente do utrículo e dos ductos semicirculares superior e lateral;
  2. e o ramo inferior; proveniente do sáculo e do ducto semicircular posterior.

As cristas e máculas, que se inervam a partir das células bipolares dos Gânglios Vestibulares, projetam fibras para o Núcleo Vestibular e, assim, desencadeiam a propagação de potenciais de ação até o Bulbo. Os processos centrais de tais células formam o Nervo Vestibular, que atua nos órgãos sensoriais da audição perante às mudanças na posição do corpo no espaço.

Processos Fisiológicos: Equilíbrio e Movimentação da Cabeça[editar | editar código-fonte]

No que tange o funcionamento do nervo vestibular, é preciso entender que, no ouvido interno, há os componentes do Aparelho Vestibular, que são: os Utrículos, os Sáculos e os Canais Semicirculares; a partir dos quais, a informação recebida é transportada e prontamente transduzida, para que cheguem ao neurônio sensorial primário e então sejam transmitidas até alcançarem o Bulbo Cerebral, a partir do qual serão direcionadas para outras regiões cerebrais específicas.

Utrículo e Sáculo: estruturas que atuam na percepção espacial e de equilíbrio.

Os utrículos e os sáculos são os componentes responsáveis pela percepção da posição, já os canais semicirculares são responsáveis pela percepção do movimento. Esses elementos vestibulares possuem princípios funcionais semelhantes, vejamos:

  • Os utrículos e os sáculos são preenchidos por Endolinfa, neles encontram-se células ciliadas, as quais estão presas na Membrana Otolítica, uma membrana gelatinosa na qual estão imersos Otólitos, componentes responsáveis por, a partir da força da gravidade, quando ocorre um inclinação da cabeça, deformar a membrana gelatinosa e consequentemente os Estereocílios;
  • Os canais semicirculares, por outro lado, são preenchidos por um líquido estático, o qual não relaciona-se com o funcionamento do nosso corpo diretamente; na extremidade desses canais há uma estrutura chamada de Ampola, a qual contém uma estrutura em forma de Cúpula, composta por um material gelatinoso onde estão presos os estereocílios; e então, a partir da movimentação da cabeça, o líquido estático que preenche esse canal causa a deformação da cúpula, deformando então os estereocílios.

Essa deformação dos Estereocílios, em todos esses componentes, abre canais mecânicos, os quais permitem a entrada de íons potássio; e então, isso gera uma onda de despolarização na membrana, possibilitando a abertura dos canais de íons cálcio e consequente liberação de transmissores, gerando uma espécie de “sinapse” em relação ao neurônio sensorial primário, o qual pode então disparar potenciais de ação, os quais passarão pelo nervo vestibulococlear em direção aos núcleos vestibulares localizados no bulbo, a partir do qual pode receber diferentes direções, para a ocorrência de ações responsivas distintas.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. HERDMAN, Susan. Reabilitação Vestibular. 2. ed. São Paulo: Editora Manole Ltda., 2002.
  2. MACHADO, Ângelo; HAERTEL, Lucia. Neuroanatomia Funcional. 3. ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2013.
  3. PASCOAL, Pedro. Anatomia do Nervo Vestibulococlear (VIII) e sua importância clínica | Colunistas - Sanarmed. 10 set. 2021. Disponível em: https://sanarmed.com/anatomia-do-nervo-vestibulococlear-viii-e-sua-importancia-clinica-colunistas/. Acesso em: 17 abr. 2024.
  4. QUEIROZ, G. [Nervo Vestibular]. São Paulo: [s.n.], 2005. Disponível em: https://www.otorrinousp.org.br/imagebank/seminarios/seminario_33.pdf. Acesso em: 17 abr. 2024.
  5. SILVERTHORN, Dee. Fisiologia Humana: Uma Abordagem Integrada. 7. ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2017.
  6. WASSERMAN, Steven A. et al. Biologia de Campbell. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2022.