Nikoli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nikoli também é uma vila na ilha de Lêucade, na Grécia.

Nikoli (ニコリ) é uma editora japonesa que é especializada em jogos e, especialmente, em jogos lógicos. É também o apelido para uma revista trimestral editada pela companhia (cujo nome completo é Puzzle Communication Nikoli). Nikoli se tornou mundialmente popular devido à popularidade do Sudoku.

O nome Nikoli vem da corrida de cavalos a qual venceu o Irish Two Thousand Guineas Stakes em 1980.

A Nikoli deve a sua fama devido a sua vasta biblioteca de jogos “independente de cultura”. Em geral, tem havido uma tendência em relação ao marketing de “audiência mundial” de jogos e puzzles; o que significa, que eles deveriam funcionar e atrair interesse do público, independentemente de linguagem ou cultura. (Um exemplo de gêneros dependentes de linguagem/cultura de puzzle seriam as palavras-cruzadas, que conta com uma linguagem e alfabetos específicos). Por esta razão, jogos de tabuleiro de estilo germânico são geralmente disponíveis em palavras e pesadamente ilustrados, e os puzzles japoneses são puramente lógicos, e geralmente numéricos. Há muita diversidade entre as sociedades modernas quando se relaciona ao alfabeto e a gramática, mas todos usam o mesmo sistema numérico.

O segundo puzzle mais popular da Nikoli, o Sudoku foi popularizado mundialmente por volta de 2005; o seu passatempo mais popular são as palavras-cruzadas. A revista tem inventado diversos gêneros novos de puzzles, e introduzido muitos jogos novos no Japão.

Nikoli puzzles[editar | editar código-fonte]

Um puzzle Sudoku

Estes são apenas alguns dos passatempos mais populares da Nikoli, juntamente com os seus nomes em japonês; termos em parênteses são títulos publicados no Brasil para os mesmos passatempos.

Ver Também[editar | editar código-fonte]

  • Maki Kaji - empresário japonês que foi o presidente da Nikoli.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]