Nord-Norge

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Noruega Nord-Norge  
—  Região da Noruega  —
Nord-Norge na Noruega
Nord-Norge na Noruega
69° 40' N 19° E
País Noruega
Capitais Tromsø, Bodø, Vadsø
Área
 - Total 112 951 km²
População (2002)
 - Total 462 908
    • Densidade 4,1/km2 
Sinal de "entrada" na Noruega do Norte

Nord-Norge ou Noruega do Norte é a mais setentrional região da Noruega. Compreende três condados (fylke): Nordland, Troms e Finnmark.

Algumas das maiores cidades de Nord-Norge (de sul para norte) são: Mo i Rana, Bodø, Narvik, Harstad, Tromsø, Alta e Hammerfest.

Em 2002, Nord-Norge tinha 462 908 habitantes.

A região é habitada desde há cerca de 12-13 milhares de anos, altura em que se supõe terem chegado populações vindas da presente Rússia, que viviam da caça e pesca nos fiordes e rios. A população mais antiga ainda presente é a do povo sami, da qual há registo desde há cerca de 2 milénios. Durante a Idade Média foram os vikings a fazer a história norueguesa.

Quase toda a população de Nord-Norge fala bokmål come língua materna, mas com muitos sotaques e alguns dialetos locais. Há minorias sami, finlandeses e russos que falam as respetivas línguas e também norueguês bokmål.

Paisagem típica da zona

Nord-Norge cobre quase um terço de toda a Noruega. A parte costeira está coberta por fiordes e ilhas, e na fronteira com a Suécia há florestas e montanhas. As ilhas principais são Sørøya, Senja, Magerøya Ringvassøya e Hinnøya.

A temperatura estival não ultrapassa os 14-15 C° em julho, e nos meses de inverno pode descer para -50 C°.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Noruega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.