Noticiário satírico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Noticiário satírico é um estilo de humor apresentado em formato jornalístico, com notícias satíricas, falsas ou exageradas[1] . Em geral, uma notícia satírica explora algum aspecto de algum evento ou aspecto da realidade, exagerando-o para fins humorísticos ou mesmo para crítica. Em alguns casos, notícias satíricas são sutis e podem se passar por verdadeiras para alguns leitores.

O Brasil conta com diversas iniciativas do tipo. Na TV, descam-se programas de notícias como Casseta & Planeta, Urgente!, Furo MTV e Sensacionalista. Outros exemplos são sites como O Bairrista, que satiriza o sentimento regionalista gaúcho; O Sensacionalista, um jornal satírico brasileiro de escopo nacional; o G17; o The Piauí Herald, suplemento da Revista Piauí; o Jornal VDD; e o Diário Pernambucano, satirizador de assuntos de Pernambuco e de todo o país.

Uma importante referência do estilo no mundo é o The Onion, que produz sátiras bastante elaboradas a respeito da realidade norte-americana.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Luciana Alves Rodas Vera, Itania Maria Mota Gomes. (2011). "As notícias de um jeito que você nunca viu. Uma análise do Furo MTV". Iniciacom 3 (1). Revcom. Página visitada em 15 de outubro de 2013.


Ícone de esboço Este artigo sobre meios de comunicação ou jornalismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.