Nuscu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Nusku)
Nuscu
Conselheiro e camareiro de Enlil
Deus da luz, do fogo e das artes

Selo do cilindro com um deus desconhecido sentado.
Outro(s) nome(s) Nusku
Pais Nana, Ningal
Irmão(s) Samas, Inana

Nuscu ou Nusku era o Deus Sumério-acádio da luz e do fogo,[1] filho de Nana e Ningal, e irmão de Samas e Inana. Era o fiel camareiro e conselheiro de Enlil, o deus do ar e vento.

Na Assíria seu centro de culto era Harã, onde predominava o culto a seu pai. Ele também foi considerado o patrono das artes e deus da civilização porque foi associado à descoberta do fogo feita pela humanidade e ao seu progresso a partir dela.[2]

No poema Atracasi Epo, Nuscu aparece aconselhando Enlil contra a rebelião dos Deuses inferiores que não queriam mais trabalhar. Ele também é mencionado no mito de Enlil e Ninlil quando ele o leva em um barco para ter relações com a jovem e bela Ninlil.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Conta a lenda que Nusku era um dos Deuses menores da antiga Suméria, conselheiro pessoal de Enlil, o qual lhe gratificou com o cargo de Deus chefe dos Deuses menores da Suméria, ficando ele com o poder sobre dezoito divindades.
Nuscu também era considerado o patrono das artes, por ter ligação estritas com o Deus da escrita e sabedoria Nabu, assim como patrono da civilização humana, porque foi Nuscu que teria ensinado os primeiros humanos a utilizarem o fogo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Nusku, Mesopotamian deity». Encyclopedia Britannica (em inglês). Consultado em 13 de agosto de 2020 
  2. a b Michael Jordan (2002). Encyclopedia of Gods. Kyle Cathie Limited