O Estado do Paraná

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Estado do Paraná
O Estado do Paraná
Periodicidade Diário
Formato Standard
Fundador(es) Fernando Afonso Alves de Camargo e Aristides Merhy
Fundação 17 de julho de 1951 - circulou até 6 de fevereiro de 2011
Sede Curitiba
Página oficial oestadodoparana.pron.com.br

O Estado do Paraná foi um jornal de circulação estadual diária sediado em Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná. Atualmente, suas notícias são veiculadas no site "oestadodoparaná.com.br" através do portal de notícias Parana-Online.

Fez parte do conglomerado de comunicações do Grupo Paulo Pimentel (GPP) e a partir do início da década de 2010 seus direitos e acervo pertencem ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

História[editar | editar código-fonte]

O periódico foi fundado em 1951 pelos sócios Fernando Afonso Alves de Camargo e Aristides Merhy[1] e com a manchete de capa: "Demite-se o Gabinete de Gaspari", do dia 17 de julho de 1951[2] , foi lançado o primeiro número do jornal em sua redação localizada no centro da capital paranaense, mais precisamente, na Rua Barão do Rio Branco[1] . Ao completar 59 anos, no dia 17 de julho de 2010, "O Estado do Paraná" possuía 17.928 edições ininterruptas[2] .

No início do ano de 2011 o jornal deixou de circular, na forma de periódico impresso, veiculando suas notícias somente no portal de notícias, na internet, a exemplo do que fizera o Jornal do Brasil do Rio de Janeiro.[3] [4] [5] . A última edição chegou as bancas no domingo, dia 6 de fevereiro de 2011[6] .

O Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), dona do Jornal Gazeta do Povo e da RPC TV, anunciou no dia 9 de dezembro de 2011 a compra dos empreendimentos que pertenciam ao ex-governador Paulo Pimentel; os portais Paraná-Online e o O Estado do Paraná e o jornal Tribuna do Paraná.[7]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b O Estado do Paraná Comemora 57 Anos Portal de Notícias parana-online — acessado em 17 de julho de 2010
  2. a b O Estado do Paraná Completa 59 Anos de Circulação Portal de Notícias parana-online — acessado em 17 de julho de 2010
  3. O Estado do Paraná deixa de circular na versão impressa Portal GRPCOM - consultado em 29 de março de 2011
  4. Com 59 anos jornal deixa de circular TN Notícias - consultado em 29 de março de 2011
  5. O Estado do Paraná é primeiro jornal eletrônico a se filiar à ANJ Portal O Estado do Paraná - consultado em 14 de abril de 2011
  6. A última edição impressa de O Estado do Paraná Portal Jornale - consultado em 29 de março de 2011
  7. GRPCOM compra a Tribuna Jornal Gazeta do Povo
Ícone de esboço Este artigo sobre meios de comunicação ou jornalismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.