Obadias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Os invasores repartindo Jerusalém: Obadias 1:11

Obadias ou Abdias (em hebraico: עבדיה, Ovadyah, "Servo de Javé") é um profeta da Bíblia hebraica (na tradição cristã, parte do Antigo Testamento), considerado um dos "Profetas Menores" (o quarto, na ordem do cânone hebreu e na Vulgata, e o quinto na Septuaginta).[1][2] O seu livro, constituído por apenas 21 versículos, é o menor do Antigo Testamento e trata do tema da falta de solidariedade do povo de Edom (descendentes de Esaú - Génesis 36:1) para com Israel, considerado como seu povo irmão. O livro se divide em duas partes: o "Profecia contra Edom" e a "Proclamação do Dia de Javé".

Etimologia

Obadias é um nome teofórico, que significa "servo de Javé" ou "cultuador de Javé".[3] É cognato ao nome árabe ‘Abdullah. A forma do nome usada na Septuaginta é Obdios, e em latim utiliza-se a forma Abdias. A Bíblia dos Bispos usa a forma Abdi.

Tradição cristã

Algumas tradições cristãs afirmam que ele teria nascido em "Siquem" (Shechem), e teria sido o terceiro centurião enviado por Acazias contra Elias.[4][5] A data de seu ministério não é conhecida, devido a determinadas ambiguidades históricas no livro que leva seu nome.

Referências

  1. Echegary, J. González et ali (2000). A Bíblia e seu contexto 2 ed. São Paulo: Edições Ave Maria. 1133 páginas. ISBN 978-85-276-0347-8  Parâmetro desconhecido |volumes= ignorado (|volume=) sugerido (ajuda)
  2. Pearlman, Myer (2006). Através da Bíblia. Livro por Livro 23 ed. São Paulo: Editora Vida. 439 páginas. ISBN 978-85-7367-134-6 
  3. New Bible Dictionary, segunda edição. Tyndale House Publishers, Inc., Wheaton, IL, EUA.
  4. Segundo Livro de Reis, 1.
  5. Convento dos Santos Apóstolos (compilação e tradução) (1998). The Lives of the Holy Prophets. Buena Vista CO: Holy Apostles Convent. 4 páginas. ISBN 0-944359-12-4 
Ícone de esboço Este artigo sobre a Bíblia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.