Ordem de Pio IX

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ordem de Pio IX
Cruz de Cavaleiro da Ordem de Pio IX
Classificação
País Vaticano
Outorgante Santa Sé
(Papa)
Criação 17 de junho de 1847
Tipo Cavalaria
Condição Ativa
Inferior à Ordem da Espora de Ouro
Superior à Ordem de São Gregório Magno

A Ordem de Pio IX (em italiano: Ordine di Pio IX), também designada por Ordem Pia (em italiano: Ordine Piano), é uma Ordem de cavalaria papal criada em 17 de Junho de 1847 pelo Papa Pio IX, pelo breve apostólico Romanis Pontificibus, em comemoração do primeiro aniversário do seu pontificado. O lema da Ordem é VIRTUTI ET MERITO (Virtude e Mérito). Actualmente (2011), é na precedência protocolar a primeira Ordem de Cavalaria atribuída pela Santa Sé apostólica.

A Ordem era composta por cinco classes:

  • Cavaleiro / Dama com Colar: usavam uma tiara papal e duas pombas e, no peito, um largo emblema. É a mais alta condecoração papal em actividade, sendo reservada a chefes de estado.
  • Grã-Cruz de Cavaleiro / Dama: usavam uma larga faixa azul-escura, bordada com extensões vermelhas em forma de sautor, desde o ombro esquerdo ao lado direito, onde a estrela da ordem era suspensa por uma roseta, e no peito um emblema em forma de diamante. É atribuída a embaixadores da Santa Sé.
  • Cavaleiro / Dama Comendador com Estrela: para além da estrela, usavam um emblema de tamanho inferior ao dos Cavaleiros da Grande Fita.
  • Cavaleiro / Dama Comendador: usavam a condecoração ao pescoço.
  • Cavaleiro / Dama: usavam a estrela do lado esquerdo do peito.
Papa Pio IX

A condecoração é uma estrela de oito pontas feito de azul-esmalte), e os espaços entre os raios cheios de chamas de ouro. No medalhão branco central, está o nome do fundador da Ordem, rodeado pelas palavras gravadas Virtuti et Merito. O reverso é em tudo idêntico à excepção das palavras Anno 1847 em substituição de Pio IX.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]