Ordem do Mérito da República Italiana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ordem do Mérito da República Italiana
Ordem de Mérito da República Italiana
Order of merit of italian republic chain.jpg
Classificação
País  Itália
Outorgante Presidente da República
(Giorgio Napolitano)
Criação 3 de março de 1951
Tipo Cavalaria
Descritivo Por serviços prestados à nação italiana no campo cultural
Condição Ativa
Histórico
Primeira concessão 1952
Superior à Ordem Militar da Itália

Ordem do Mérito da República Italiana (em italiano: Ordine al merito della Repubblica Italiana) é a ordem mais alta concedida em Itália. Foi criada em 3 de Março de 1951, pelo presidente da república Luigi Einaudi,[1] tendo por objectivo recompensar os serviços prestados à nação italiana no domínio da literatura, belas-artes, economia, serviço público, actividades de carácter social, filantropia ou humanitários, e serviços prestados ao longo de uma carreira militar ou civil.

O Presidente da República Italiana é o grão-mestre da ordem que é composta por um conselheiro e dezasseis membros. A sua sede fica em Roma. As sua cores são o verde e o vermelho.

Esta ordem resulta da fusão de três outras ordens: Ordem da Anunciação, Ordem da Coroa da Itália e Ordem dos Santos Maurício e Lázaro.

Classes[editar | editar código-fonte]

A ordem é composta por seis classes:

  • Cavaleiro da grã-cruz com colar
  • Cavaleiro da grã-cruz
  • Grande oficial
  • Comendador
  • Oficial
  • Cavaleiro também conhecido como o Cavaleiro da República

Ninguém pode ser dado, pela primeira vez, um prêmio de um grau mais elevado do que o de rei.As exceções são algumas situações especiais, como são fornecidos pela lei . Para merecer relevo, os motivos relatados de cortesia, o Presidente da República pode conceder honras de fora da proposta e do parecer exigido por lei. Nestes casos, o decreto de concessão é assinado pelo Presidente do Conselho de Ministros.

  • As concessões dos prêmios ocorrem em 02 de junho , o aniversário da fundação da República Italiana , e 27 de dezembro , o aniversário da promulgação da Constituição italiana . Somente através de concessões por sua própria iniciativa presidencial aquelas relacionadas à cessação de funções de funcionários públicos e os que são concedidos aos estrangeiros, pode ocorrer a qualquer momento.
  • Sem prejuízo do disposto da lei penal, as perdas incorridas no concedido a honra que o torna indigno. A retirada deve ser pronunciado por decreto do Presidente da República, sob proposta fundamentada do Presidente do Conselho de Ministros, após consulta ao Conselho da Ordem.
  • É proibida a atribuição de medalhas, condecorações e títulos de cavaleiro, em qualquer forma e denominação, por organizações, associações e indivíduos. Normalmente a honra não pode ser conferida a cidadãos italianos que não tenham concluído os seus 35 º ano de idade, salvo por razões especiais que justifiquem a concessão.
  • Entre as outras honrarias e um grau superior devem, como regra, gastar, pelo menos, três anos de estatuto sanitário inferior.

As honras não podem ser atribuídas a deputados e senadores durante seu mandato parlamentar.

Cavaleiro da grande cruz decorada com cordão[editar | editar código-fonte]

Excepcionalmente dado ao cavaleiros grande cruz para premiar méritos elevado de pessoas eminentes, ambos italianos e estrangeiros. É geralmente reservada para chefes de Estado. É a mais alta honraria fornecida pela República Italiana . Ele tem a mesma constituição do título de cavaleiro da grande cruz explicado abaixo, exceto como segue: A placa da insígnia de grande cordão é de ouro, nos casos previstos, a decoração da Ordem está pendurado por um colar de ouro feita de elementos da malha mixtilinear.

Cavaleiro da grande cruz[editar | editar código-fonte]

A decoração da primeira classe (cavaleiro da grande cruz) para homens consiste em:

  • uma cruz de licença Ritonda esmalte branco, fios de ouro, medindo 52 mm, cruzando dois ramos de oliveira e frutas de carvalho de ouro do mesmo, colocado em um círculo. A cruz é carregado no centro de um escudo circular de ouro, com borda azul, com, em frente, o " emblema da República Italiana e do ouro, a borda interna, as letras escritas em letras maiúsculas roman lapidar mérito da república , no verso, a efígie de torres Itália cantilevered de ouro e, dentro da fronteira, as letras escritas em lapidar capitéis romanos de ouro, na parte superior semiarea unitate patriae, menor libertate civium;
  • uma placa de 85 mm de diâmetro para formar uma prata radialmente convexo, formado por oito grupos de luz esculpida ponta de cada diamante com uma cruz sobreposta no centro igual ao já descrito. A placa se move para o lado esquerdo do peito;
  • uma faixa de seda a partir do ombro direito de quadril esquerdo. A banda de 101 mm de altura é verde com bandeira vermelha com uma lista de 9 mm de cada lado.

Características idênticas estão a decoração da primeira classe para as senhoras, a única diferença é que a banda é de 82 mm de altura.

Grande oficial[editar | editar código-fonte]

A decoração da segunda classe, grande oficial, para os homens consiste em:

  • uma cruz com as mesmas características da decoração da primeira classe. Ir para o pescoço;
  • uma fita da cor da ordem de 50 mm de altura, com as duas listas lado vermelho 4 mm cada, definidos como na decoração de primeira classe;
  • uma placa com um diâmetro de 80 mm, na forma de um radialmente convexo, que consiste em quatro grupos de raios de prata incrustada com diamantes e carregado no centro da cruz da Ordem descrito acima.

A decoração da segunda classe para as senhoras é idêntico ao descrito para os homens: a cruz, no entanto, é preso sob o ombro esquerdo pendurado por uma fita da Ordem de cor da fita.

Comandante[editar | editar código-fonte]

A decoração da terceira classe (comandante) para homens e para mulheres é composto por:

  • uma cruz pendurada no cinto para ser usado ao redor do pescoço, a mesma que a da segunda classe;
  • fita com as cores da ordem para ser usado no pescoço, o mesmo que o de segunda classe.

Deve ser fixado sob o ombro esquerdo pendurado por uma fita da Ordem de cor da fita.

Oficial[editar | editar código-fonte]

A decoração da quarta classe (oficial) para os homens consiste em:

  • uma cruz o mesmo que a terceira classe, mas com o braço de ouro e na medida de 40 mm. Deve ser usado preso ao lado esquerdo do peito;
  • uma fita com as cores da ordem de 37 mm de altura, com o lado duas listas de 3 mm cada em vermelho, colocado como os da primeira classe.

A decoração da quarta classe para as senhoras é idêntico ao descrito para os homens: a cruz, no entanto, é preso sob o ombro esquerdo, pendurado em uma fita da Ordem de cor da fita.

Cavaleiro[editar | editar código-fonte]

A decoração da quinta classe (cavaleiro) para homens consiste em:

  • uma cruz a mesma que a quarta classe, mas com os braços de prata. Deve ser usado preso ao lado esquerdo do peito
  • fita igual ao da quarta classe.

A decoração da quinta classe para senhoras é idêntico ao descrito para os homens: a cruz, no entanto, é preso sob o ombro esquerdo pendurado por uma fita da Ordem de cor da fita.

Fita
(1951-2001)
Fita
(desde 2001)
Classe Em italiano Condecorações
Cordone di gran Croce di Gran Cordone OMRI BAR.svg ITA OMRI 2001 GC-GCord BAR.svg Cavaleiro da grã-cruz com colar Cavaliere di Gran Croce Decorato di Gran Cordone Ordine al Merito della Repubblica Italiana
Cordone di gran Croce OMRI BAR.svg ITA OMRI 2001 GC BAR.svg 1ª Classe / Cavaleiro da grã-cruz Cavaliere di Gran Croce Ordine al Merito della Repubblica Italiana 8,362
Grande ufficiale OMRI BAR.svg ITA OMRI 2001 GUff BAR.svg 2ª Classe / Grande oficial Grande Ufficiale Ordine al Merito della Repubblica Italiana 4,975
Commendatore OMRI BAR.svg ITA OMRI 2001 Com BAR.svg 3ª Classe / Comendador Commendatore Ordine al Merito della Repubblica Italiana 13,973
Ufficiale OMRI BAR.svg ITA OMRI 2001 Uff BAR.svg 4ª Classe / Oficial Ufficiale Ordine al Merito della Repubblica Italiana 21,478
Cavaliere OMRI BAR.svg ITA OMRI 2001 Cav BAR.svg 5ª Classe / Cavaleiro Cavaliere Ordine al Merito della Repubblica Italiana 85,863
Divisa.OMRI.1.png
1951 – 2001
Cavaliere OMRI BAR.svg
Cavaleiro
Ufficiale OMRI BAR.svg
Oficial
Commendatore OMRI BAR.svg
Comendador
Grande ufficiale OMRI BAR.svg
Grande oficial
Cordone di gran Croce OMRI BAR.svg
Cavaleiro da grã-cruz
Cordone di gran Croce di Gran Cordone OMRI BAR.svg
Cavaleiro da grã-cruz com colar
Divisa.OMRI.2.png
2001 – ...
ITA OMRI 2001 Cav BAR.svg
Cavaleiro
ITA OMRI 2001 Uff BAR.svg
Oficial
ITA OMRI 2001 Com BAR.svg
Comendador
ITA OMRI 2001 GUff BAR.svg
Grande Oficial
ITA OMRI 2001 GC BAR.svg
Cavaleiro da Grã-Cruz
ITA OMRI 2001 GC-GCord BAR.svg
Cavaleiro da Grã-Cruz com colar

Referências

  1. Sainty, Guy Stair World Orders of Knighthood and Merit (pp.1233-4) Buckingham: Burke's Peerage and Gentry, 2006

Ligações externas[editar | editar código-fonte]