Organização de Cooperação Económica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de en:Economic Cooperation Organization (desde novembro de 2010). Ajude e colabore com a tradução.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Organização de Cooperação Económica
Economic Cooperation Organization
(OCE / ECO)
Lema "Desenvolvimento socioeconómico sustentável para a população da região"
Fundação 1985
Propósito estabelecimento de um mercado único para alimentos e serviços
Sede Teerão
Membros Afeganistão, Azerbaijão, Cazaquistão, Irão, Paquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão, Turquia e Uzbequistão
Secretário-geral Turquia Abdullah Gül
Mapa dos países-membros da OCE

A Organização de Cooperação Económica (OCE) (em inglês: Economic Cooperation Organization, ECO) é uma organização internacional intergovernamental que agrupa dez países da Eurásia que pretende ser uma plataforma para discutir formas de melhorar o desenvolvimento e promover o comércio e oportunidades de investimento. O objetivo comum é o estabelecimento de um mercado simples para alimentos e serviços semelhante ao da União Europeia.

A organização foi fundada em 1985 pelo Irão, Paquistão e Turquia. Em 2010, além dos fundadores eram membros os seguintes países: Afeganistão, Azerbaijão, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão e Uzbequistão. A população total dos membros da organização é de aproximadamente 416 milhões de habitantes e a área total de 8 620 697 km².

O secretariado e o departamento cultural da organização estão sediados em Teerão, no Irão, o departamento económico na Turquia e o departamento científico no Paquistão.

A OCE é a sucessora da "Cooperação Regional para o Desenvolvimento" (em inglês: Regional Cooperation for Development, RCD), que funcionou entre 1964 e 1979 e integrava o Irão, Paquistão e Turquia.

Notas[editar | editar código-fonte]


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.