Pagodroma nivea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:
Como ler uma caixa taxonómicaPetrel das neves
Um petrel voando no Mar de Ross

Um petrel voando no Mar de Ross
Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Procellariiformes
Família: Procellariidae
Género: Pagodroma
Espécie: P. nivea

O Petrel das neves ou Petrel branco é ​​o único membro do gênero Pagodroma. É uma das únicas três aves exclusivamente da Antártida, tendo a distribuição de reprodução mais a sul que qualquer ave.

Petrel das neves em seu ninho

Características[editar | editar código-fonte]

O petrel das neves, é um pássaro pequeno, único no seu género, Pagodroma, pertencente à família Procellariidae. Possui uma plumagem quase totalmente branca, olhos escuros e um pequeno bico preto. O comprimento é entre 36 e 41 cm e 76-79 cm de envergadura. É uma das três aves que nidificam exclusivamente na Antártica, no pólo sul. Há duas subespécies, P. nivea confusa e P. nivea nivea, diferindo apenas no tamanho.

Fazem os ninhos em colônias no continente antártico e em várias ilhas; preferindo as falésias próximas. Alguns pássaros permanecem na colônia ao longo do ano, mas geralmente partem entre meados de setembro e início de novembro. Colocam um ovo, que se abrirá em cerca de 41-49 dias.


O petrel branco se alimenta de peixes, alguns cefalópodes, moluscos e krill, bem como carniça. Durante o inverno, são vistos muitos espalhados em icebergs. Raramente visto no norte do território antártico.

Como muitas outras aves o óleo do estômago do petrel pode expulsar intrusos de seus ninhos. Esse óleo fedido é extremamente difícil de se remover. A espectativa de vida dessasd aves é de 14 e 20 anos.

Sabe-se que eles se "banham" na neve, e derretem-la para beber.