Paisagem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Exemplo de paisagem natural.
Paisagem.
Paisagem de Outono
paisagem do inverno

Paisagem é um conceito presente em duas áreas do conhecimento, a Geografia e as Artes. Em ambas a paisagem mantém uma forte relação com o visual e com o imediatamente percebido. Em uma definição do senso comum, paisagem é definida como a porção visível do espaço, bem como sua representação.

Etimologia

Paisagem deriva do francês paysage; esse termo tem origem na palavra “pays”, que pode ser definido, de forma simplificada como regiões de ocupação humana que apresentam relativa homogeneidade física e registram a história. [1] Essa associação aos pays marcou também o desenvolvimento da paisagem como conceito científico, traçando uma proximidade grande com o conceito de região, também de grande importância para a Geografia.</ref>[2]

Cabe destacar que, apesar de possuir sentido equivalente ao termo landshaft, de origem alemã (e de onde deriva a palavra inglesa landscape), o sentido colocado entre elas possuem grandes diferenças ontológicas e, enquanto o conceito no francês se associa ao olhar que se coloca sobre uma região, o conceito alemão abrange dimensões de “toda uma região com suas complexidades morfológicas, e não se limitando, portanto, ao sentido estrito daquilo que se abarca com o olhar, a cena”.[3]

A palavra paisagem já existia na Idade Média, ou até mesmo antes:

• Nas línguas românicas, a partir do termo latim pagus (país): paisagem, paisage (espanhol), paysage (francês), paesaggio (italiano);

• Nas línguas germânicas, a partir do termo land: landschaft (alemão), landscape (inglês), landschap (holandês), landskab (dinamarquês).

Em ambos os casos tinha como significado uma divisão administrativa ou religiosa do território, o que corresponde ao conceito grego de “chore”.

"Bolós, 1992; Pinto-Correia, 1993".

Tipos de paisagem

A paisagem é um resultado natural ou humanizado

Para alguns autores, a paisagem é a apreensão do mundo de uma forma individual. Um olhar individual que pode retransmitir para o conceito de paisagem na arte. É o fenômeno espacial no tempo do indivíduo.

Referências

  1. CARNEIRO, João Paulo Jeannine Andrade. O CONCEITO DE PAYS E SUA DISCUSSÃO NA GEOGRAFIA FRANCESA DO XIX. In: Revista Geográfica da América Central. Número Especial, EGAL, 2011. Costa Rica, II Semestre 2011, p 1-13.
  2. paisagem Revisado.
  3. HOLZER, Werther. Um Estudo Fenomenológico da Paisagem e do Lugar: A Crônica dos Viajantes do Brasil do século XVI. 1998. 257 fls. (Tese). Universidade de São Paulo. Departamento de Geografia. São Paulo, 1998.

Bibliografia

Aquino, Victor. Significados da Paisagem. São Paulo: InMod, 2012.

Arnhein, Rudolf. Art and visual perception: A psychology of the creative eye. California, USA: University of California, 1992.

Merleau-Ponty, Maurice. Lê visible et l’invisible. Paris: Gallimard, 1968.

Ver também

Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete Paisagem.
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.