Palmares (Belo Horizonte)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Palmares (Belo Horizonte)
—  Bairro do Brasil  —
Distritos
 - IDH 0,884 Ipiranga/Palmares [1]
Energia elétrica (%) Ipiranga/Palmares

100

Água encanada (%) Ipiranga/Palmares

99,47

Fonte: PNUD/

Palmares é um bairro de classe média da região Nordeste de Belo Horizonte.

O bairro fica ao lado das regiões da Pampulha e Noroeste. As principais vias são a Av. José Cleto; Rua Coronel Jairo Pereira; e Av. Bernardo Vasconcelos. O principal acesso ao bairro é a Av. Cristiano Machado. O bairro também pode ser acessado pela Av. Bernardo Vasconcelos, pela Rua Jacuí ou pelo Anel Rodoviário.

O bairro possui uma área verde (Parque Ecológico Renato Azeredo). A principal escola é o Colégio Maximus. De idiomas, há os centros de ensino Fisk e Number One. Um ponto forte do bairro é a presença de 4 (quatro) núcleos de esportes: Escola de Esportes do Colégio Maximus; César Esportes (onde funciona a escolinha de futebol do Cruzeiro); Jorge Valença (onde funciona a escolinha de futebol do Galo); e Aquaesportes.

O bairro Palmares surgiu na década de 1980, com um zoneamento que só permitia a construção de casas de até 2 andares em lotes de no mínimo 360 metros quadrados.[2] Com isso o crescimento inicial do bairro foi lento. Durante muitos anos a região manteve um aspecto interiorano, com fazendas e pastos. O gado podia ser visto andando solto pelas ruas. Posteriormente, foi permitida a construção de prédios, aumentando rapidamente a população do bairro.

Referências[editar | editar código-fonte]

Situado em frente ao Minas Shopping, Extra Hipermercados e ao lado do Ouro Minas Palace Hotel. Suas principais vias são a Av. José Cleto, Rua Coronel Jairo Pereira e Av. Bernardo Vasconcelos. Possui ampla estrutura comercial como suporte aos moradores de seus conjuntos e casas, com presença de churrascarias, restaurantes e chopperias e em breve Street Palmares, mais um ponto de referência do bairro Palmares.

  1. IDH BH Atlas do Desenvolvimento Humano da RMBH Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Visitado em 19 de setembro de 2010.
  2. João Batista de Souza. Bairros de Belo Horizonte - Região Nordeste. Visitado em 1 de Julho de 2008.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.