Parágrafo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Parágrafo (do grego: paragraphos, "escrever ao lado" ou "escrito ao lado") é uma unidade autossuficiente de um discurso, na escrita, que lida com um ponto de vista ou ideia particular. Seu símbolo é §.

Usos[editar | editar código-fonte]

O início de um parágrafo em um texto é indicado iniciando-se numa nova linha. Por vezes, esta primeira linha é indentada; por vezes, ela é indentada sem que se inicie uma nova linha. Ocasionalmente, o início de um parágrafo é indicado através de um pé-de-mosca: ¶.

Um parágrafo consiste tipicamente de uma ideia, pensamento ou ponto principal que o unifica, acompanhado por detalhes que o complementam. Um parágrafo de não-ficção costuma se iniciar com algo mais geral e avança rumo aos específicos, de maneira a propor um argumento ou ponto de vista. Cada parágrafo constrói sobre o que veio antes e prepara para o que vem adiante de forma coerente e coesa, podendo consistir de uma ou mais orações. Quando o diálogo é citado em obras de ficção, um novo parágrafo é usado cada vez que há uma mudança da personagem que fala.

Pode ser também a subdivisão de um artigo de lei, decreto, resolução, código ou regulamento interno, na qual há uma determinação secundária, indicando um exemplo, uma exceção ou modificação[1] [2] .

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Definição nº 2 no Dicionário Online Michaelis
  2. "Técnica Legislativa" no site da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre tipografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.