Parâmetros curriculares nacionais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Livro do Ministério da Educação com a introdução dos PCNs de acordo com LDB nº 9.394/1996.

No Brasil, os parâmetros curriculares nacionais são diretrizes elaboradas pelo Governo Federal que orientam a educação e são separados por disciplina[1] .

Além da rede pública, a rede privada de ensino também adota os parâmetros, porém sem caráter obrigatório.

PCN Ensino Médio[editar | editar código-fonte]

Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio foram instituídos como Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio por meio da Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de 1998[2] , precedida por debates com setores organizados da sociedade civil e de formulações de consultores e especialistas na área educacional.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. INTRODUÇÃO AOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Portal Mec. Página visitada em 24/08/2014
  2. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio . Portal mec. Acesso em 24/08/2014
  • J.S.B. Horta, “A concepção de diretrizes e bases na história da educação brasileira”, in: C.R.J. Cury, V. L. A. BRITO e J.S.B. HORTA (orgs), Medo à liberdade e compromisso democrático: Lei de Diretrizes e Bases e Plano Nacional de Educação. São Paulo, Editora do Brasil,1997.
  • GENTILI, Pablo. Adeus à escola pública. A desordem neoliberal, a violência do mercado e o destino da educação das maiorias. In: ___. Pedagogia da Exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação.Petrópolis: Vozes, 2000.
  • SPOSITO, Maria E. B. Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Geografia: pontos e ontrapontos para uma análise. In: CARLOS, Ana F. A.; OLIVEIRA, Ariovaldo U. de (Orgs.) Reformas no mundo da educação: parâmetros curriculares e geografia. São Paulo: Contexto, 1999.
Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.