Patrick O'Brian

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Patrick O'Brian (12 de Dezembro de 1914 - 2 de Janeiro de 2000; nome de batismo Richard Patrick Russ) foi um escritor e tradutor, mais conhecido pela sua série Aubrey-Maturin sobre a Marinha Real Britânica durante as guerras Napoleônicas e centrada na amizade entre o capitão Jack Aubrey e o médico, naturalista e espião Stephen Maturin. Os vinte livros da série são notáveis pelos detalhes de uma vida naval no século XIX e a sua fidelidade histórica.

Na década de 1950, O'Brian escreveu dois livros baseado em um jovem grupo, The Golden Ocean e The Unknown Shore baseado em eventos da circumnavegação de George Anson de 1740 a 1743. Embora tenha escrito muitos anos antes da série Aubrey-Maturin, os antecendentes literários de Aubrey e Maturin podem ser claramente observados no caráter dos personagens de Jack Byron e Tobias Barrow.

O'Brian publicou diversos livros e histórias sob o nome de Richard Patrick Russ, é notável, Caesar and Hussein: an Entertainment, publicada quando ele tinha 21 anos. Richard Patrick Russ mudou seu nome legalmente para Richard O'Brian em 1945, abandonando a sua reputação de escritor já construida sobre seu nome.

A notícia de que O'Brian nasceu na Irlanda foi revelada em 1998 quando jornalistas britânicos descobriram que ele, na verdade, nasceu em Chalfont St. Peter, Buckinghamshire, que ele não seria católico, e que ele era filho de um descendente de alemão e uma mãe inglesa. A vida de O'Brian por Dean King, Patrick O'Brian: A Life Revealed, documenta a personalidade e a vida de um enigmático homem de letras.

O filme de Peter Weir, Master and Commander: The Far Side of the World (Mestre dos Mares: O Lado Mais Distante do Mundo, 2003) foi baseada nas aventuras da série Aubrey-Maturin, e teve uma base em todas as histórias da séries.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

A Série Aubrey-Maturin[editar | editar código-fonte]

Veja o artigo Série Aubrey-Maturin.

Ficção[editar | editar código-fonte]

Não-ficção[editar | editar código-fonte]

  • Men-of-War: Life in Nelson's Navy (1974)
  • Picasso (1976; originalmente intitulado Pablo Ruiz Picasso)
  • Joseph Banks: A Life (1987)