Paulo do Rio Branco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Paulo do Rio Branco em 1896 antes de um jogo França-Escócia, não registado como jogo internacional oficial

Paulo Agenor do Rio Branco da Silva Paranhos (Paris, 10 de julho de 1876 - Paris, fevereiro de 1927) foi um jogador de rugby. Filho do Barão do Rio Branco e de Marie Philomène Stevens (bailarina de origem belga).

Estudou Medicina em Paris. Ele foi o primeiro jogador de rugby de nacionalidade brasileira a chegar a um nível internacional.

Foi um dos melhores jogadores do time francês Stade Français, ganhando seis títulos de Campeão Nacional, em 1893, 1894, 1895, 1897, 1898 e 1901. Também foi por duas vezes vice-campeão. Jogava de fullback.

Serviu como voluntário como médico civil durante a Primeira Guerra Mundial e serviu no hospital auxiliar Franco-Brasileiro, dependendo da Cruz Vermelha. Esse fatos levaram-no a receber do governo francês a mais alta homenagem por ele conferida, a medalha de Chevalier de La Légion d’Honneur, ou seja, cavaleiro da Legião de Honra.

Casou-se em Paris com Françoise Obert, francesa, de família aristocrática da Normandia e Borgonha, de quem teve: Francette do Rio Branco, casada com Maurice Jean Marcel Deramond, e Jean-Paul da Silva Paranhos do Rio Branco, casado com Adrienne McArdle.

Morreu em Paris em fevereiro de 1927 e foi sepultado em 17 de fevereiro no Cemitério do Père-Lachaise.