Pedro Moutinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pedro Miguel Moutinho Paiva dos Santos mais conhecido por Pedro Moutinho[1] (Oeiras, 11 de Novembro de 1976) é um fadista português. É irmão dos fadistas Camané e Hélder Moutinho.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu no seio de uma família ligada ao Fado desde longa data. Cresceu a ouvir e a conviver com alguns dos mais importantes intérpretes da canção de Lisboa, que o iniciaram na arte de bem cantar. Com 11 anos de idade já cantava em encontros informais e inevitavelmente acabou por se fixar nessa sublime expressão musical de Lisboa que é o Fado.

Passou pelo Coro de Santo Amaro de Oeiras e fez parte de uma das várias formações do grupo infanto-juvenil Ministars.

Em 1995 integra o elenco do Clube de Fado e mais tarde o elenco do Café Luso.

Em 2000 participa na criação do Quinteto de Fados de Lisboa, ao tempo constituído por Filipe Lucas (Guitarra Portuguesa), Rodrigo Serrão (Contrabaixo), João Courinha (Saxofone) e José António Mendes (Viola Clássica), com quem actuou em diversas salas da capital, entre as quais no CCB e no Festival Música de Cidades com Portos.

A partir de 2001 é convidado para cantar nas "Quartas de Fado" do Casino Estoril e em 2002 inicia a carreira discográfica em nome próprio, ao ser convidado a integrar uma colectânea de jovens fadistas editada pela EMI.

Mas é a gravadora Som Livre que em 2003 aposta nele e lhe propõe gravar o seu álbum de estreia. O disco "Primeiro Fado", produzido por Ricardo Dias e Nuno Faria, junta fados tradicionais, alguns dos quais com letras do seu irmão Hélder Moutinho, e recriações de diversos temas. Obteve o Prémio Revelação 2003 da Casa da Imprensa.

Em 2004 interpreta um dos temas do disco de tributo ao álbum "Um Homem na Cidade" de Carlos do Carmo.

Em 2006 é editado o seu segundo disco, "Encontro", um disco de fados tradicionais escolhidos por si. Contou com a participação do guitarrista José Manuel Neto, do violista Carlos Manuel Proença (que foi produtor e director musical do disco) e do viola baixo Daniel Pinto. O disco recebeu um dos Prémios Amália na categoria de melhor álbum.

Em 2007 participa no filme "Fados" de Carlos Saura, o que proporcionou vários concertos em Portugal e Espanha inserido no projecto "Casa de Fados".

Em Abril de 2009 foi editado o álbum "Um Copo de Sol" que contou com produção e direcção musical de Carlos Manuel Proença (viola), José Manuel Neto (guitarra portuguesa) e Daniel Pinto (baixo acústico). No disco aparecem 12 temas escritos e compostos por grandes nomes da cultura portuguesa, como Amélia Muge, Tiago Bettencourt, Aldina Duarte e Rodrigo Leão.

Em 2010 é editada uma compilação que inclui a colaboração de Mayra Andrade no clássico "Alfama" e de Tiago Bettencourt no tema "Vou-te levando em segredo" de que é autor.

Em 2011 colabora no disco Os Fados e as Canções do Alvim de Fernando Alvim.

O álbum "O Amor Não Pode Esperar" é lançado no dia 8 de Julho de 2013. "Rua da Esperança", o tema de apresentação, é da autoria de Amélia Muge. Outros colaboradores do disco são Aldina Duarte, Fausto Bordalo Dias, Manuela de Freitas, Tereza Tarouca e Tiago Torres da Silva.

Em 2016 é lançado o álbum "O Fado Em Nós".

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • Primeiro Fado (Som Livre, 2003)
  • Encontro (Som Livre, 2006)
  • Um Copo de Sol (Iplay, 2009)
  • Lisboa Mora Aqui - O Melhor de Pedro Moutinho (Iplay, 2010)
  • O Amor Não Pode Esperar (Uguru/Parlophone, 2013)
  • O Fado Em Nós (Uguru, 2016)
Colectâneas

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Certidão de lista de associadas da Audiogest» (PDF). IGAC/Ministério da Cultura. 25 de julho de 2007. Consultado em 16 de Janeiro de 2014. Arquivado do original (pdf) em 24 de dezembro de 2013 
Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.