Peru-doméstico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para a espécie no estado selvagem, veja Peru (ave). Para outros significados, veja Peru (desambiguação).
Como ler uma infocaixa de taxonomiaPeru-doméstico


Estado de conservação
Não avaliada: Domesticado
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Galliformes
Família: Meleagridinae
Género: Meleagris
Espécie: M. gallopavo
Nome binomial
Meleagris gallopavo

O peru-doméstico (Meleagris gallopavo) é uma ave de criação de grande dimensão e uma das duas espécies do género Meleagris, a mesma do peru-selvagem. A ave foi inicialmente domesticada pelos povos indígenas da Mesoamérica há, pelo menos, 2000 anos, com evidências que apontam para a região que hoje correspondem às regiões centrais do México.[1] Criado em todas as regiões temperadas do mundo, a carne de peru é uma das carnes de ave mais populares e a industrialização tornou-a numa das menos dispendiosas.

História[editar | editar código-fonte]

Cerâmica mexicana datada entre 200 a.C e 500 d.C representando o peru.

O peru doméstico é descendente de uma das seis subespécies do peru selvagem (Meleagris gallopovo) encontrado nos estados mexicanos de Jalisco, Guerrero e Veracruz.[2] Estas subespécies foram domesticadas por antepassados dos mesoamericanos pela sua carne e ovos, que contêm maior quantidade de proteínas, e pelas suas penas. Os perus domesticados foram levados para a Europa pelos espanhóis, onde foram desenvolvidas várias raças.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.