Peru-selvagem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPeru-selvagem
Macho

Macho
Fêmeas
Fêmeas
Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Galliformes
Família: Phasianidae
Subfamília: Meleagridinae
Género: Meleagris
Espécie: M. gallopavo
Nome binomial
Meleagris gallopavo
Linnaeus, 1758
Distribuição geográfica
Mapa de distribuição
Mapa de distribuição

O peru-selvagem (Meleagris gallopavo) é uma ave nativa da América do Norte e o membro mais pesado dos Galliformes. É a mesma espécie que o peru-doméstico, o qual é o resultado da domesticação da subespécie de peru-selvagem do sul do México.

Os perus-selvagens adultos têm pernas compridas amarelo-avermelhadas a cinza-esverdeadas e corpo preto. Os machos, têm cabeça grande, avermelhada e desprovida de penas, pescoço vermelho e carúnculas vermelhas no pescoço e cabeça. Quando excitados, uma pala carnosa no bico dos machos expande-se, e esta e as carúnculas e a pele nua incham, quase tapando os olhos e o bico. A estrutura carnosa sobre o bico do macho chama-se crista. Quando um peru macho fica excitado, a sua cabeça fica azul; quando pronto para lutar, fica vermelha. Cada pé tem três dedos, e os machos têm um esporão na parte posterior de cada perna.

Os perus têm uma cauda comprida, escura e em forma de leque, e asas reluzentes cor bronze. Como muitas outras espécies de Galliformes, os perus exibem forte dimorfismo sexual. O macho é bastante maior do que a fêmea, e as suas penas têm zonas de iridescência vermelha, violeta, verde, cobreada, bronze e dourada. As fêmeas têm penas que são no geral menos vistosas, em tons de castanho e cinzento. A coloração de ambos os sexos pode perder vivacidade devido à presença de parasitas; nos machos, a coloração pode servir como indicador da saúde.[1] As penas primárias das penas têm listas brancas.

Os perus têm entre 5000 e 6000 penas.[2] As penas da cauda têm todas o mesmo comprimento nos adultos e comprimentos diferentes nos juvenis. Tipicamente os machos têm uma "barba", um tufo de pelos grossos (penas modificadas) que cresce a partir do centro do peito, com comprimento médio de 230 mm. Em algumas populações, 10 a 20% das fêmeas têm uma "barba", geralmente mais curta e menos espessa que a dos machos. O macho adulto pesa normalmente entre 5 e 11 kg e mede 100 a 125 cm. A fêmea adulta é tipicamente muito menor com 3 a 5,4 kg e com 76 a 95 cm de comprimento. A envergadura das asas varia entre 1,25 e 1,44 m. O maior macho de peru-selvagem de que há registo, segundo a National Wild Turkey Federation, pesava 17,2 kg.

Subespécies[editar | editar código-fonte]

São conhecidas seis subespécies de Meleagris gallopavo :[3]

Referências

  1. Hill, G; Doucet SM, Buchholz R. (2005). "The Effect of Coccidial Infection on Iridescent Plumage Coloration in Wild Turkeys". Animal Behaviour 69 (2): 387–94. DOI:10.1016/j.anbehav.2004.03.013.
  2. National wild turkey Federation: wild turkey Facts. Nwtf.org.
  3. Clements, J. F. (2007). The Clements Checklist of Birds of the World, 6th Edition. Cornell University Press. Downloadable from Cornell Lab of Ornithology. Birds.cornell.edu.