Pik Botha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pik Botha (1981)

Roelof Frederik "Pik" Botha (27 de abril de 1932, em Rustenburg, Transvaal - 12 de outubro de 2018) foi um político sul-africano que foi ministro dos negócios estrangeiros nos últimos anos da era do apartheid.

Não tem nenhum grau de parentesco com o seu contemporâneo P. W. Botha. Era considerado como liberal progressista, pelo menos entre a comunidade africâner e em comparação com outros políticos do Partido Nacional.

Em dezembro de 1988 viajou até os Estados Unidos, onde assinou o acordo de paz de Nova Iorque[1] com representantes de Angola e Cuba, países com os quais a África do Sul mantinha um conflito bélico no território de Angola e no Sudoeste Africano — depois Namíbia.[2] Durante o ato Botha declarou: "Uma nova era começou na África do Sul. O meu governo está a eliminar a discriminação racial. Queremos ser aceites pelos nossos irmãos africanos."

Referências

  1. «Agreement among the People's Republic of Angola, the Republic of Cuba, and the Republic of South Africa (Tripartite Agreement)». United Nations 
  2. António Neto (18 de setembro de 2017). «Que legado?». Valor Económico. Consultado em 18 de agosto de 2021