Pintado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde outubro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaSurubim-pintado
Surubim.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Siluriformes
Família: Pimelodidae
Género: Pseudoplatystoma
Espécie: P. corruscans
Nome binomial
Pseudoplatystoma corruscans

O surubim-pintado (Pseudoplatystoma corruscans), também conhecido como pintado, surubim-caparari, brutelo, caparari, piracajara1 e moleque, é um peixe da ordem dos Siluriformes, ocorrendo exclusivamente na América do Sul.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Surubim" vem do tupi suru'bi1 . "Pintado" é uma referência às suas manchas escuras transversais1 . "Caparari" vem do tupi kapara'ri2 .

Características[editar | editar código-fonte]

É uma espécie fluvial de couro com hábitos noturnos. Apresenta cabeça achatada e volumosa tomando boa parte do corpo. A coloração é cinza-parda, ventre esbranquiçado e pequenas manchas pretas arredondadas, inclusive nas nadadeiras. Frequentador do fundo dos rios, tem longos barbilhões e sua carne é de excelente qualidade. É um dos maiores peixes do Brasil, normalmente atinge 1m de comprimento, pesando entre 60 kg e 80 kg. Mas há registros de exemplares com mais de 2m pesando 100 kg.

Vive em entradas de corixos, poços profundos e leito dos rios. As bacias com maior ocorrência são a do rio São Francisco, Amazônica, Prata e em grande abundância no Rio Paraná3 .

Manuseio deve ser feito com cuidado, pois possuem espinhos nas nadadeiras. Quando fisgado, procura esconder-se em tocas sob as pedras e paus. Sendo sua carne bastante apreciada, o pintado é bastante procurado por pescadores, o que contribui para a redução dos seus estoques. É um peixe de hábitos noturnos e piscívoro, sendo encontrado geralmente nas partes mais fundas dos rios. Se alimenta de pequenos peixes como piaus, curimbatás e mandis. Podem ser utilizadas, como iscas, as tuviras, filés de peixes e minhocuçu. O pintado da Bacia do Prata pode chegar a 50 kg de peso, e chega a ultrapassar os 100kg no Rio Paraná (na parte argentina, pois na parte brasileira os pintados foram parcialmente dezimados pela pesca predatória).

Referências

  1. a b c FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.1 634
  2. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.340
  3. Conheça dez dos animais mais famosos da fauna paranaense - pintado Portal Gazeta do Povo - acessado em 6 de outubro de 2011
Ícone de esboço Este artigo sobre peixes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.