Piolho-do-algodão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaPiolho-do-algodão
Infestação de Aphis gossypii em algodão.
Infestação de Aphis gossypii em algodão.
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hemiptera
Subordem: Homoptera
Superfamília: Aphidoidea
Família: Aphididae
Género: Aphis
Espécie: A. gossypii
Nome binomial
A. gossypii
Glover, 1877

O piolho-do-algodão (afídio - do-algodão, pulgão-do-algodão ou afídeo-do-algodão - Aphis gossypii) é um afídio da família Aphididae,[1] que coloniza malváceas, como o algodoeiro bem como algumas cucurbitáceas, como o melão, além de atacar também os citrinos. É por isso também chamado de afídio-do-melão, afídeo-do-melão, piolho-do-melão e pulgão-do-melão. É uma espécie polífaga (alimenta-se de diversas espécies) e ubíqua. Constitui uma série praga na agricultura devido à melada que produz, e que atrai as formigas, além de transmitir o vírus da Tristeza dos citrinos. As formas adultas, ápteras e virginíparas têm um corpo de cor variável, desde o verde-amarelado até cores próximas do preto, com sifúnculos pretos. As formas aladas, também virginíparas, têm cabeça, tórax e sifúnculos negros, com abdómen de cor variável. As ninfas variam no tamanho, sendo, geralmente menores que as formas adultas, apresentando uma coloração que vai do amarelo-palha ao verde-claro.

Em países temperados, a espécie reproduz-se quase sempre de forma assexuada, partenogénica. Noutros locais, pode ter reprodução holocíclica, fazendo a postura de ovos, que aí permanecerão durante o inverno, em espécies dos géneros Catalpa, Rhamnus e Hibiscus.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Piolho-do-algodão». Catalogue of Life. Species 2000: Leiden, the Netherlands. Consultado em 27 de setembro de 2023 


Ícone de esboço Este artigo sobre insetos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.