Pointe du Hoc

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Pointe du Hoc é um rochedo à beira mar, na costa da Normandia, França, entre Grandcamp-les-Bains e Vierville-sur-Mer justaposto a um platô sobre falésias de cerca de 30 metros de altura.

Vista atual de Pointe du Hoc tomada à oeste , vendo-se ao topo o monumento
Bunker de observação e tiro em Pointe du Hoc

Pointe du Hoc na Segunda Guerra Mundial[editar | editar código-fonte]

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Organização Todt ali construiu uma posição de artilharia fortificada, que consistia de cinco casamatas para abrigar peças de artilharia de 155 mm Skoda, capturadas aos Tchecos. Esta posição visava defender a praia à leste de Pointe du Hoc que veio a ficar conhecida com o codinome de Omaha e à oeste, Utah.

Durante O Dia D, tropas Norte-americanas, do Segundo Batalhão de Rangers, comandadas pelo Tenente-coronel James Earl Rudder, tomaram a posição desembarcando na praia ao sopé de Pointe du Hoc e escalando as falésias com equipamentos de alpinismo, cordas e escadas.

Entretanto, os canhões haviam sido removidos dois dias antes, por ordem do Marechal Erwin Rommel, responsável pelo comando das forças alemãs no oeste da França, para uma posição na retaguarda.

As forças americanas, entretanto, após tomarem a posição de Pointe du Hoc, moveram-se mais para o interior e conseguiram destruir os canhões.

Mantiveram a posição por mais dois dias, até serem rendidas pelas tropas que desembarcaram em na praia de Omaha.

Pointe du Hoc na atualidade[editar | editar código-fonte]

Casamata em Pointe du Hoc. No topo, há um observatório construído para turistas.
Mapa do Monumento de Pointe du Hoc, mostrando a posição das casamatas e outras edificações

Atualmente, a área de Pointe du Hoc é propriedade do governo dos Estados Unidos da América, que mantém o sítio intacto e nele construiu um memorial. Em 1984 o então presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan fez um discurso no local em comemoração ao quadragésimo aniversário do Dia D.[1]

Pointe du Hoc no cinema[editar | editar código-fonte]

A acção em Pointe du Hoc durante a Segunda Guerra Mundial foi tema de cenas do filme O mais longo dos Dias em inglês, "The longest Day".

Pointe du Hoc nos videojogos[editar | editar código-fonte]

Pointe du Hoc foi recriada pelo menos duas vezes, sendo uma no Call of Duty 2 e como cenário aleatório do Company of Heroes

Referências

  1. Reagan, Ronald "Remarks at a Ceremony Commemorating the 40th Anniversary of the Normandy Invasion, D-day" Ronald Reagan Library: http://www.reagan.utexas.edu/archives/speeches/1984/60684a.htm
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.